Início > Notícias > Acordo de Cooperação Técnica e Científica foi celebrado entre a UFPA e 6 entidades do Município de Marapanim - PA.

Publicado: Terça, 30 Janeiro 2018 08:57 | Acessos: 2214

O Laboratório de Etnofarmácia (LAEF), do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Fededral do Pará (UFPA), participou da cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e Científica com seis entidades do Município de Marapanim, no nordeste do Pará. O Acordo foi assinado no último dia 27 de janeiro.

O acordo trata da criação e execução do Programa de Fitoterapia, integrado a projetos de Gestão de Recursos Naturais, Educação Ambiental e Turismo de Saúde de Base Comunitária em Marudá. As ações serão planejadas com as entidades participantes: Grupo de Mulheres Erva Vida, Sociedade Civil Socioambiental e Biotecnológica (Ambiotech), Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Eliofar Alves da Costa, Centro Comunitário Dr. Luís Armando de Souza Monteiro e Instituto Muirapinima.

O Laboratório de Etnofarmácia, coordenado pelo professor Wagner Barbosa, atua há 10 anos junto à associação Erva Vida de Marudá dando apoio técnico às atividades do grupo e mais, recentemente, o desenvolvimento de um plano de negócio. "Durante esse tempo fomos conhecendo novos atores locais, como o Centro Comunitário e o Instituto Muirapinima. Nós estamos especialmente felizes por termos completado uma etapa que é a de articular a sociedade civil para que, a partir de então, possamos buscar recursos financeiros para financiar ações concretas de desenvolvimento local, geração de renda e capacitação de jovens. São várias as possibilidades que se abrem com esse termo de cooperação assinado", comenta o professor.

Produtos do Grupo de Mulheres Erva Vida, Marudá - PA

Arranjo Produtivo Local (APL) - Márcia Bastos, representante da Ambiotech, ressalta que, por meio do Acordo, será possível desenvolver projetos importantes para a região de Marapanim como, por exemplo, a captação de recursos para desenvolver um modelo de Arranjo Produtivo Local (APL) que atenda a realidade local envolvendo a temática da saúde, conhecimentos tradicionais e o turismo.

O evento de celebração ocorreu na sede do Grupo de Mulheres Erva Vida, em Marudá. Estiveram presentes o secretário de Cultura, Elielson Gomes; secretário de Turismo, Carlos Oeiras; vereador Sávio Lago; o coordenador do PPG em Gestão de Recursos Naturais na Amazônia, professor Rodolpho Zahluth Bastos; coordenador da entidade Lá no Mangue, Charles Cardoso; representante da Cooperativa Mista Agroaquícola de Curuçá; além dos moradores da região.

Segundo Ilma Martins, articuladora pelo NUMA, os próximos passos serão encontros de planejamento com as entidades parceiras e articulação com as secretarias municipais de cultura e turismo.

Representantes da sociedade civil, Marudá-PA

Texto/Foto: Beatriz Aviz - Relações Públicas do NUMA

Texto publicado no Portal da UFPA (acesse aqui)