Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > SEMINÁRIO “Conflitos Socioambientais e Ordenamento Territorial em Zona Costeira e Estuarina”
Início do conteúdo da página

SEMINÁRIO “Conflitos Socioambientais e Ordenamento Territorial em Zona Costeira e Estuarina”

Publicado: Quinta, 08 Fevereiro 2018 11:12 | Acessos: 1682

“Conflitos Socioambientais e Ordenamento Territorial em Zona Costeira e Estuarina” é o tema do seminário que será realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro, na Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia - FAM, Abaetetuba-PA.

imagem sem descrição.

“Conflitos Socioambientais e Ordenamento Territorial em Zona Costeira e Estuarina” é o tema do seminário que será realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro, na Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia - FAM, Abaetetuba-PA.

O evento é uma realização do PPGEDAM com o Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA) 

As inscrições podem ser realizadas pelo email: ppgedam.abaetetuba@gmail.com

Confira a programação completa:

15/02

18h30 - Conflito Socioambiental e Ordenamento Territorial na Zona Costeira das Amazônias Brasileiras - Prof. Dr Otávio do Canto (GPSA e PPGEDAM/NUMA/UFPA)

19h30 - Unidades de Conservação da Zona Costeira: uso dos recursos naturais, saberes, conflitos e gestão ambiental, Pará-Brasil. - Taiane Novaes (GPSA e PROFIMA/NUMA/UFPA)

19h50 - Erosão Costeira e Conflitos Socioambientais: o caso de Ajuruteua, Bragança-Pará-Brasil - Andreza Ranieri (GPSA, LGAA e PPGEDAM/NUMA/UFPA)

16/02

08h30 - ABERTURA DOS TRABALHOS -Prof. Dr. Sérgio Moraes (Diretor do NUMA/UFPA)           

09h00 - O Projeto GEF-Amazonas: Gestão integrada de recursos hídricos da Bacia Amazônica e sua importância para a Zona Costeira Amazônia-Caribe. -  Prof. Dr. Norbert Fenzl (GPSA e PPGEDAM/NUMA/UFPA)

09h30 - Experiências em Gestão Costeira em Cuba e Iberoamérica: da teoria à prática. - Profa. Dra. Celene Milanes (Universidad de Oriente-Santiago de CUBA)

10h00 - Desafios da institucionalização de Unidades de Conservação municipais no Pará-Brasil. - Prof. Dr. Rodolpho Bastos (GPSA e PPGEDAM/NUMA/UFPA)

10h30 - Grandes Projetos e acidentes ambientais em Barcarena-Pará-Brasil. - Prof. Dr. André Farias (GPSA e PPGEDAM/NUMA/UFPA)

11h00    INTERVALO

11h10 - Impactos da erosão costeira na praia de Ajuruteua, Bragança-Pará-Brasil. - Prof. M.Sc. Marcelo Moreno (LGAA/UFRA e GPSA)

11h40 - Dinâmica praial da Ilha de Outeiro, Belém-Pará-Brasil. - Prof. M.Sc. Daniel Ramoa (GPSA e UNAMA)

12h10    INTERVALO

14h20 - A dinâmica de expansão da cultura do açaí e as alterações socioambientais no estuário amazônico: o caso das várzeas de Abaetetuba-Pará-Brasil. - Márcia Tagore (GPSA e PPGEDAM/NUMA/UFPA)

14h40 - Conflito socioambiental e gestão de recursos naturais na Comunidade Quilombola Deus me Ajude, Salvaterra-Pará-Brasil. - Raphaela Leão (GPSA e PPGEDAM/NUMA/UFPA)

15h00 - Mapeamento dos conflitos socioambientais por meio da Cartografia Participativa: Comunidade Deus me Ajude, Salvaterra-Pará-Brasil. - Hemerson da Silva (GPSA e PROFIMA/NUMA/UFPA)

15h20    INTERVALO

15h30 - Conflitos socioambientais na Reserva Extrativista Mocapajuba, São Caetano de Odivelas-Pará-Brasil. - Glenda Malcher (GPSA)              

15h50 - A pesca de curral na Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal-Maiandeua, Maracanã-Pará-Brasil. - Karline Holanda Sales (PROFIMA/NUMA/UFPA)            

16h10 - O Conflito socioambiental e desenvolvimento local: o caso da atuação da Votorantim Cimentos no município de Primavera-Pará-Brasil. - Aldo Leite (GPSA e PPGEDAM/NUMA/UFPA)

16h30    ENCERRAMENTO

Baixe a programação

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 18

Yesterday 111

Week 543

Month 4170

All 234430

Currently are 12 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions