Início > Notícias > Estudantes do PPGEDAM conhecem a atuação da gestão municipal e de áreas de proteção através da visita técnica

Publicado: Quarta, 17 Outubro 2018 07:38 | Acessos: 822

Discentes do PPGEDAM participaram da disciplina visita técnica que percorreu os municípios de Castanhal, Igarapé-Açu e Magalhães Barata.

A disciplina, realizada no período de 8 a 10 de outubro, proporcionou aos discentes experiências com iniciativas socioambientais e econômicas relacionadas à gestão, uso e aproveitamento de recursos naturais desenvolvidas nos municípios de Castanhal, Igarapé-Açu e Magalhães Barata. A programação teve a orientação de 7 professores e foi constituída por visita à gestão municipal e áreas de proteção. A disciplina iniciou na fazenda de piscicultura da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), localizada em Castanhal. A fazenda possui 70 hectares, dispõe de barragem, viveiros, tanques e área destinada a realização de experimentos. Cultiva mais de 7 espécies de peixe como o tambaqui, pirarucu e curimatã. Com toda essa importância o Sr. Raimundo Nonato Pereira da Silva, gestor do estabelecimento, ressaltou que a UFRA tem dificuldades no sentido de se aproximar da comunidade.

Em Igarapé-Açu, Eliton Jânio, discente PPGEDAM e gestor SEMA do município apresentou os avanços dos instrumentos de gestão local na cidade e a importância da participação da sociedade através de projetos, a exemplo, do sítio agroecológico ToLu que recebe de 11 estabelecimentos da cidade 4 toneladas de resíduos por mês, transformando em adubos através da compostagem laminar, gerando alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos.

Os alunos visitaram também a Reserva Extrativista Maracanã, dialogaram com lideranças e gestores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na sede da Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha de Maracanã (AUREMAR); conheceram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Campo Mangabas; Além da RESEX Marinha Cuinarana, em Magalhães Barata onde puderam discutir com gestores ambientais e secretário municipal de meio ambiente. Ressalta-se que o Prof. Gilberto Rocha, coordenador da disciplina visita técnica também é membro do conselho deliberativo dessa RESEX, sendo o Prof. Mário Vasconcellos seu suplente.

Professora Socorro Flores, que acompanhou a disciplina, avalia a atividade: "Avalio a disciplina como positiva, pois conhecemos o sistema de governança local e a interação que ocorre entre as instâncias da jurisdição, federal, estadual e municipal que ficou bem presente aqui. Outro aspecto foi a experiência em Igarapé-Açu com a presença do ex-aluno do PPGEDAM. Isso motiva a atividade do docente. Ver a aplicabilidade do que se discutia em sala de aula e hoje ele está fazendo, enquanto assessor municipal, participando da gestão do fórum de gestores municipais. Acho muito importante isso porque é uma inovação no sistema de gestão e um amadurecimento da gestão local que gera desenvolvimento e um perfil diferente.”

Discente do PPGEDAM, Alessandro Silva Marçal, que também é gestor do ICMBio, teve uma participação importante ao acompanhar as visitas pelas RESEXs. Ele pôde mostrar o funcionamento, conflitos e organicidade dessas áreas de proteção. O aluno ressalta a visita à fazenda de piscicultura da UFRA, segundo ele, “Foi muito bom. Primeiro pela questão da piscicultura que relaciono com a minha área de atuação, no caso da RESEX marinha onde eu trabalho. Lá existe essa carência de piscicultura, em buscar consorciar essas atividades. Nos outros dias foi interessante, pois apesar deu trabalhar numa RESEX, mas a avaliação dos alunos e professores, a parte crítica, a questão da territorialidade e questões legais são contribuições que aumentam bastante a nossa perspectiva. Ao conhecer a RESEX Cuinarana foi uma possibilidade de a gente comparar os territórios e seus vários níveis de gestão. Nem todos apresentam o mesmo reflexo, eles têm tempo diferentes, momentos diferentes e evoluções diferentes”, reflete o mestrando.

Confira a galeria de imagens da disciplina:

Visita Técnica PPGEDAM Belém 2018