Início > Notícias > I Seminário Internacional Dinâmicas Territoriais: Diálogos Luso-Amazônicos acontecerá dia 17/12

Publicado: Quarta, 12 Dezembro 2018 11:27 | Acessos: 1083

Com inscrições gratuitas o seminário traz o tema "Diálogos Luso-Amazônicos".

Com o tema "Diálogos Luso-Amazônicos", será realizado, no dia 17 de novembro, o I Seminário Internacional Dinâmicas Territoriais que apresentará discussões sobre ordenamento, gestão, políticas e dinâmicas territoriais em espaços diferenciados da Amazônia brasileira e do Território Português.

A categoria território amplifica o olhar analítico e diversifica as possibilidades de compreender, sistematizar e modificar a realidade socioambiental complexa das espacialidades amazônicas, brasileira e lusitana. Nesse evento inter e multidisciplinar, estudiosos sobre o tema trazem discussões teóricas e empíricas (estudos de caso) que abrem o debate sobre dinâmicas territoriais em ambientes e sociedades com similaridades e diferenciações.

O evento faz parte das atividades acadêmicas do GESTAM - Grupo de Pesquisa Gestão de Territórios na Amazônia (coordenação dos professores Gilberto Rocha e Mário Vasconcellos) do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento Territorial da Universidade de Coimbra (CEGOT/Universidade de Coimbra), a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp de Presidente Prudente) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdaqPthXIbaLYXBnWoQJ6GoMENWXIGQpTxHb-ZCkmnnVSFQpA/viewform?vc=0&c=0&w=1.

Será emitido certificado com carga horária de 10h aos participantes.

Confira a programação:

Data: 17/12/2018

Local: Núcleo de Meio Ambiente – NUMA / UFPA
Credenciamento: 8h às 9h

ABERTURA: 9h
Prof. Dr. Gilberto de M. Rocha – Diretor Adjunto do NUMA/UFPA: Coordenador do Seminário
Prof.ª Dr.ª Marília Ferreira – Pró- Reitora de Relações Internacionais (PROINTER – UFPA).
Prof. Dr. Sérgio Cardoso de Morais – Diretor Geral do NUMA/ UFPA
Conferência de Abertura: 9h às 10h30h
Política Regional e Coesão do Território: a Política Regional da União Europeia e sua Incidência nas Regiões Portuguesas. - Prof. Dr. Rui Jacinto (Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território - CEGOT/ Universidade de Coimbra, PT).

Mesa Redonda I : 10h30 às 12h
- Dinâmicas Territoriais Recentes no Norte do Mato Grosso e no Sudoeste do Pará: uma Análise Comparativa. - Prof. Dr. Messias Modesto Passos FCT Faculdade de Ciência e Tecnologia (Universidade Estadual Paulista – SP).
- Dinâmica Espaço-temporal das Frentes Pioneiras no Estado do Pará. - Prof. Dr. Marcelo Thales (Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG)
- Território em Movimento: Múltiplos Usos e Conflitos Socioambientais nas Várzeas das Amazônias. - Prof. Dr. Luís Otávio do Canto NUMA Núcleo de Meio Ambiente (Universidade Federal do Pará).

Mesa Redonda II: 14h às 16h
- Modelização espacial de territorialidades no estado do Pará : entre a Amazônia dos rios e das estradas. - Moises C. Mourão de Oliveira Jr.- Alterações na Paisagem e os Desafios à Gestão Territorial na Escala Municipal: Marapanim e Salinópolis. - Prof. Dr. Paulo Mello FAT Campus de Ananindeua (UFPA).
- Dinâmicas Territoriais no Baixo Tocantins, Estado do Pará. - Prof. Ms. Daniel Sombra Soares (NUMA /UFPA).
- Experiências de Gestão e Governança Territorial na Amazônia Oriental. - Prof. Dr. Mário Vasconcellos Sobrinho (NUMA/UFPA)

Lançamento de Livros: 16h às 17h
- Uso do Território e Gestão da Zona Costeira do Estado do Pará
Gilberto de Miranda Rocha e Sergio Cardoso Morais (Orgs.)
- Gestão Social & Território
Mário Vasconcellos Sobrinho
Ana Maria Vasconcellos (Orgs.)

Encerramento: 17h