Início > Notícias > NUMA realiza oficina de fotoetnografia em RESEX de São Caetano de Odivelas

NUMA realiza oficina de fotoetnografia em RESEX de São Caetano de Odivelas

Publicado: Terça, 23 Julho 2019 09:33 | Acessos: 865

Com o objetivo de retratar as relações existentes entre natureza e cultura a partir do registro fotoetnográfico do cotidiano dos moradores, suas relações socioculturais e seus saberes, o Núcleo de Meio Ambiente realizou, no último dia 11, uma oficina de fotoetnografia com monitoria do fotógrafo Sandro Barbosa.  A programação atendeu os usuários da Reservas Extrativistas Marinha (RESEX-MAR) de Mocapajuba.

A oficina teve início com uma parte teórica, para repassar conceitos e técnicas fotográficas, e seguiu com uma saída fotoetnográfica, onde os moradores registraram seus olhares sobre o cotidiano, relações de trabalho, relações familiares, processos de sociabilidade e relações com os recursos naturais. A mesma programação foi acompanhada por estudantes de pós-graduação da UFPA, para que pudessem registrar também a ótica de quem vem de fora da comunidade. Ao final, as imagens selecionadas para serem expostas foram escolhidas coletivamente pelos dois grupos.

"A oficina ensinou algumas coisa do celular da gente, como configuração, que eu não sabia. Então, foi muito importante também pro aprendizado da gente, para o crescimento, principalmente desses adolescentes que não tinham nem noção de como bater uma foto boa. Acredito que, a partir de hoje, ficou mais claro pra eles como fazer uma boa fotografia", ressaltou uma moradora da comunidade, sentimento que também foi compartilhado por Francisco Miranda, liderança local. "O nosso olhar sobre a fotografia mudou. Estou todo prosa, todo pavulagem. A comunidade gostou muito".

A oficina faz parte do projeto de extensão "Incursões fotoetnográficas na RESEX-Mar Mocapajuba, São Caetano de Odivelas – PA: olhares de perto e de dentro, olhares de fora e de longe", vinculado ao Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) e coordenado pela servidora Beatriz Aviz.

"A experiência fotográfica com a comunidade foi fantástica. As diferentes faixas etárias e olhares dos participantes entre idosos, adultos, adolescentes, crianças e estudantes da UFPA proporcionou uma interação dialógica peculiar. Tal metodologia será realizada ainda em outras três comunidades", pontuou a Coordenadora do projeto.

Texto: Assessoria NUMA