Início > Notícias > Grupo de Pesquisa do NUMA realiza Jornada Pedagógica do Núcleo de Estudos em Agroecologia

Publicado: Segunda, 30 Setembro 2019 12:12 | Acessos: 739

A Jornada Pedagógica do Núcleo de Estudos em Agroecologia- GEDAF/ UFPA ocorreu no dia 26 de setembro com os alunos do 5 º semestre do curso de nutrição da UFPA/ Campus Belém. O evento fez parte da disciplina: Produção e acesso aos alimentos ministrada pelo Prof° e coordenador do NEA- GEDAF Aquiles Simões, com a participação dos integrantes Profª colaboradora e bolsista do projeto Ana Julia Salheb e Leonardo Figueiredo.

O objetivo da jornada pedagógica foi a construção e socialização do conhecimento agroecológico para a aprendizagem, aproximação e interação entre consumidores e agricultores. O evento foi realizado no Sítio Velho Roque localizado no município de Marituba- PA, com o proprietário e agricultor Noel Gonzada do GRUCA (Grupo de Consumo Agroecológico) que compartilhou com os alunos um pouco sobre sua trajetória de vida e suas experiências como agricultor e seu trabalho no GRUCA. Os alunos também puderam vivenciar a diversidade dos sistemas agroalimentares através do  sistema de produção da propriedade, como também perceber a relevante importância do trabalho realizado pela rede do GRUCA através dos circuitos curtos de comercialização aproximando os consumidores e produtores; aumentando a conscientização dos consumidores sobre a importância da segurança alimentar e nutricional dos alimentos.