Início > Notícias > Professor Sérgio Cardoso de Moraes, um ano de saudade!

Professor Sérgio Cardoso de Moraes, um ano de saudade!

Publicado: Quinta, 09 Abril 2020 14:55 | Acessos: 549

No dia 9 de abril de 2019, Sérgio Cardoso de Moraes foi chamado para exercer uma nova função, no plano espiritual. Professor, pesquisador e cientista social, dedicou a sua vida profissional aos estudos sobre conhecimentos e saberes tradicionais, pesca artesanal e relação homem-natureza, e, ao mesmo tempo, se engajou na luta e defesa das populações tradicionais da Amazônia.

Sérgio ingressou como docente da Universidade Federal do Pará em 2001. Entre esta data e 2006, atuou no Campus Universitário de Bragança, posteriormente, a partir de 2007 no Núcleo de Meio Ambiente (NUMA).

Ao longo do tempo desempenhou atividades como docente, vice-coordenador e coordenador do Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente (PROFIMA) e Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM); em 2013, assumiu a Direção-Adjunta e, em 2014, a Direção-Geral do NUMA, mandato que ainda desempenhava na ocasião de seu falecimento.

A pesquisa engajada e o ensino baseado na práxis profissional são as marcas de sua trajetória acadêmica. Como Sociólogo, relevou o processo de ensino-aprendizagem da educação em suas relações com a cultura e o meio ambiente.

Apresentava a pesquisa científica na perspectiva de uma intervenção social crítica, condizente com a realidade concreta – contexto da sua prática profissional. Valorizava um fazer-se histórico de cientista social, centrado em posturas teórico-metodológicas que dava conta da riqueza, complexidade e essência da realidade.

Sérgio foi uma pessoa admirável, suas atitudes e ações emanavam alegria e isso, certamente, é o que nos deixa mais saudade.

A ele, nossa eterna gratidão!