Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Domingo, 29 Outubro 2017 00:00 | Acessos: 741
Sede do NUMA
Foto: Fábia Sepeda

O Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) foi instituído em 4 de janeiro de 1991, através da Resolução nº 573 do Conselho Universitário (CONSUN) da UFPA, que definiu sua função de articular as atividades acadêmicas na área ambiental, regulamentada em 13 de abril de 1992. A criação do NUMA resultou das discussões e propostas da Comissão Executiva de Meio Ambiente (CEMA), criada em 1987 com a finalidade de contribuir para a formulação de uma política de desenvolvimento para a região Amazônica que assegurasse, ao mesmo tempo, a preservação do meio ambiente e um desenvolvimento sócio econômico sustentável.

O NUMA foi criado com objetivo de integrar diferentes áreas de conhecimento e desenvolver a ciência crítico-propositiva por via de projetos de pesquisa-ação, tendo sido instituído como unidade acadêmica autônoma para ser um núcleo integrador do conjunto de grupos de pesquisas e institutos da Universidade que atuam com a temática ambiental, buscando também articular e integrar suas atividades com a de outras instituições do estado e da região, a exemplo da EMBRAPA, MPEG, UFRA e outras.

Na constituição do NUMA foram instituídos três programas voltados às questões ambientais: o PROFIMA (Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente), o MADAM (Mangrove Dynamics and Management) e o POEMA (Programa Pobreza e Meio Ambiente). Os objetivos desses três programas são, respectivamente: (a) formar especialistas capazes de analisar e formular proposições para ações locais que considerassem às questões ambientais; (b) analisar e compreender a dinâmica ambiental na perspectiva da gestão e do ordenamento territorial e (b) aplicar projetos alternativos de desenvolvimento que combatesse a pobreza respeitando o meio ambiente e as peculiaridades socioculturais.

Foi ao longo dos caminhos do PROFIMA, POEMA e dos projetos de pesquisa que se construiu a interdisciplinaridade como identidade do NUMA. Também se identificou a carência de profissionais e a ausência de formação acadêmica e técnica em sintonia com as necessidades de um novo mercado em construção. Neste contexto, oportunizado pela instituição pela CAPES de um novo modelo de curso stricto sensu, o NUMA propôs em 2006 o seu mestrado profissional interdisciplinar, o que resultou na criação do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), cuja primeira turma teve início em agosto de 2007.

Chalé de Ferro da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

Durante quase 21 anos, de janeiro de 1992 a outubro de 2012, o NUMA ficou instalado no Chalé de Ferro da UFPA, construção histórica que se tornou símbolo do NUMA dentro e fora da comunidade universitária.

Atualmente, o NUMA está desenvolvendo suas atividades administrativas em dois prédios novos, inaugurados em outubro de 2012, construídos ao lado do Chalé de Ferro que, por sua vez, foi devolvido aos cuidados da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (ITEC/UFPA).

 

Veja mais: O Chalé de Ferro da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 25

Yesterday 75

Week 464

Month 1562

All 22122

Currently are 23 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions