Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > PROFIMA
Início do conteúdo da página

Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente – PROFIMA

Publicado: Domingo, 29 Outubro 2017 00:00 | Acessos: 15601
Logo do PROFIMA

O Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente (PROFIMA) foi instituído já na criação do NUMA, dedicando-se, desde 1992, à proposição de cursos de pós-graduação lato sensu em áreas estratégicas e de enfrentamento dos problemas ambientais. O PROFIMA é o único programa em nível de formação lato sensu da UFPA que atua de forma ininterrupta desde 1992.

Inicialmente os cursos de especialização ofertados eram de educação ambiental, gestão ambiental, direito ambiental e ecoturismo. Mais recentemente, já na segunda década dos anos 2000, o NUMA passou a ofertar especializações em ordenamento territorial e em gestão de cidades pelo prisma da sustentabilidade.

O PROFIMA tem por objetivo adequar a formação de profissionais numa perspectiva multi e interdisciplinar, tendo em vista a construção de um novo paradigma capaz de responder às demandas teórico-práticas de diferentes áreas do conhecimento face aos problemas que, progressivamente, comprometem a qualidade de vida e a relação equilibrada entre o homem e o meio ambiente. A perspectiva tem sido a Gestão Sustentável de Recursos Naturais e o Desenvolvimento dos Territórios.

No PROFIMA se propõe formar profissionais voltados à compreensão aprofundada da realidade Pan-Amazônica, a partir da interdisciplinaridade, inovadora e crítica, apoiada em sólida e contínua discussão metodológica. Assim, o Programa tem acumulado uma longa experiência de formação, especialmente de planejadores, gestores e professores. O corpo discente tem sempre um caráter indisciplinar e em geral reúne técnicos municipais, estaduais, de organizações não-governamentais, associações de pescadores, extrativistas, agricultores brasileiros e de áreas amazônicas dos países integrantes da Bacia: Venezuela, Equador, Peru, Colômbia e Bolívia.

Os cursos do PROFIMA, em geral, são financiados por organizações de desenvolvimento e meio ambiente. Ao longo de sua história, o PROFIMA foi financiado pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), Agência de Cooperação Internacional Alemã (GIZ), Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Organização das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD/Iniciativa Biotrade) e outras.

 

Mais informações:

 http://profima.ufpa.br

 

Contatos:

 (91) 3201-7384
 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 9

Yesterday 117

Week 492

Month 1810

All 5185

Currently are 3 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions