Universidade recebe Simpósio sobre manejo de água da chuva

Publicado: Segunda, 14 Novembro 2016 12:15 | Acessos: 1233

Às vésperas de completar 20 anos de sua primeira edição, o evento acontece pela primeira vez em Belém.

Às vésperas de completar 20 anos de sua primeira edição, a cidade de Belém recebe pela primeira vez o Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de chuva, que já está em sua 10ª edição. O evento inicia amanhã, 15, e segue até o dia 18 de novembro, na Universidade Federal do Pará (UFPA), sob organização do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA), com o tema central "Desbloquear o potencial de aproveitamento da água de chuva para o Brasil". As inscrições podem ser feitas no local, durante o evento. Confira a programação aqui.

Objetivo - O 10º SBCMAC tem por função dar visibilidade ao grande potencial de uso da captação de água da chuva que se tem no país, não só no ambiente doméstico, mas também industrial, comercial e na produção de alimentos. Serão discutidos problemas e soluções para questões como as tecnologias usadas, os cuidados com a saúde humana, dimensionamento ótimo de cisternas, de barreiras de proteção sanitária, aproveitamento para a produção de alimentos, usos urbanos e industriais.

A cidade de Belém foi escolhida para sediar o próximo simpósio como maneira de expressar o entendimento da região de que o papel da água de chuva para abastecimento da sociedade deve ser debatido na atualidade frente a problemas como poluição e escassez dos mananciais tradicionais transcende os limites do seminário. Por conta disso, é necessário que se enxergue no potencial da água de chuva e na eficiência em sua exploração a garantia saudável para a produção de alimentos.

Chuva - Diante dos problemas quanto à poluição da água, o aproveitamento da água de chuva nas cidades pode desempenhar simultaneamente as funções de aliviar o impacto sobre os mananciais e auxiliar - associado a outras técnicas de manejo - no controle das cheias urbanas. O aproveitamento passa nos dias atuais por um processo avançado de transição tecnológica que já envolve tomadores de decisão, usuários e fabricantes de materiais e equipamentos, com forte participação da academia.

Mas para que o aproveitamento da água de chuva se torne realidade corriqueira, é necessária a interação entre todos esses setores para serem produzidas boas técnicas na utilização, peças e equipamentos adequados à realidade e leis e regulamentos que sejam encorajadores. Nesse contexto, a UFPA e a cidade de Belém - famosa pela chuva frequente - serão as portas de entrar para a Amazônia Brasileira.

Serviço:

10º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de chuva

Local: Centro de Evento Benedito Nunes (CEBN/UFPA)

Data: 15 a 18 de novembro de 2016

Hora: a partir das 8 horas

Mais informações: sbcmac2016@gmail.com / 91 3228 4893 / 91 98218 5220

Confira o site do evento aqui!

Texto: Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA

Foto: Reprodução/Google