Inscrições abertas para o processo seletivo PPGEDAM 2017

Publicado: Quarta, 19 Outubro 2016 10:06 | Acessos: 2389

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), vinculado ao Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA), torna público o Edital para o processo seletivo 2017. Serão 23 vagas ofertadas para o preenchimento do curso de Mestrado Profissional em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia. Confira o edital aqui.

Inscrições - As inscrições para o processo seletivo começaram no dia 17 de outubro e encerrarão no dia 11 de novembro de 2016. Os interessados devem solicitar a inscrição durante esse período, exclusivamente via internet, por meio de formulário eletrônico disponível no site do programa. Após esse processo, o candidato deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Simples).

Com esses procedimentos finalizados, o próximo passo será  enviar cópia digitalizada do comprovante de pagamento da GRU, documento de identidade e CPF para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 16 de novembro de 2016. Candidatos oriundos do convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), deverão também enviar cópia digitalizada da carta de anuência, expedida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFPA).

Processo seletivo - O processo ocorrerá em duas fases. A primeira será composta de prova escrita de conhecimentos e prova de língua estrangeira, sendo a última constituída de interpretação de um texto em francês ou inglês, conforme opção escolhida pelo candidato. Os aprovados passarão então para a segunda fase, formada por entrevista sobre o pré-projeto de pesquisa apresentado e a experiência do candidato registrada no Currículo Lattes. O resultado está previsto para divulgação no dia 27 de janeiro de 2017.

Gestão ambiental e recursos naturais - O PPGEDAM mantém um mestrado profissional que privilegia uma formação para a gestão e a aplicação de conhecimentos adquiridos, contribuindo para uma melhor tomada de decisão na prática profissional. O curso segue duas linhas de pesquisa: Gestão ambiental, com eixos temáticos como a gestão de áreas protegidas, desenvolvimento territorial e ações públicas locais, dentre outros; e Uso e Aproveitamento de Recursos Naturais, focado na pesquisa e desenvolvimento de produtos a partir de recursos vegetais, e uso e aproveitamento da água  e do solo.

Texto: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA

Arquivos:

• Edital nº 04/2016 - Abertura

• Referências bibliográficas

• Formulário de solicitação de inscrição (17/10 a 11/11/2016)

Mais informações em: http://www.ppgedam.propesp.ufpa.br/