Diretor do NUMA participa de seminário sobre povos ribeirinhos

Publicado: Segunda, 29 Agosto 2016 10:51 | Acessos: 1849

O diretor do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, Professor Dr. Sergio Moraes, participou na última terça-feira, 23, do "I Seminário Povos Ribeirinhos da Amazônia: Educação e Pesquisa em Diálogo". O evento aconteceu no Campus de Pesquisa do Museu Emílio Goeldi, em uma parceria entre Universidade Federal do Pará, Geperuaz, Projeto Renas e MPEG.

O evento foi marcado pela forte presença de diversos representantes dos povos ribeirinhos da Amazônia, alcançando dessa maneira, um dos principais objetivos do evento. O professor Moraes compôs a primeira mesa, chamada "Povos ribeirinhos e pescadores da Amazônia: conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos em diálogo". Durante a apresentação, o diretor palestrou sobre a diversidade de conhecimento dos ribeirinhos.

"Na escola, quase tudo o que aprendemos, aprendemos ouvindo, como se a audição fosse o único modo de aprender. Consequentemente, o que ensinamos, vamos ensinar falando", comentou o professor. "Em uma cultura mais próxima da relação entre seres humanos e natureza, a aprendizagem requer outro sentido, que vai além da audição", complementou, explicando que em os ribeirinhos adquirem o conhecimento por meio de todos os sentidos, como o olfato e a visão.

Seminário - O seminário é uma iniciativa da articulação entre o Instituto de Ciências da Educação na UFPA, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ), e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O objetivo é o de fortalecer o diálogo entre essas duas instituições de pesquisa e formação e dar visibilidade aos estudos, ações e produções que vem desenvolvendo sobre a realidade, as demandas e os desafios que enfrentam as populações ribeirinhas da Amazônia.

Texto: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA

Foto: Elias Carvalho