NUMA realiza atividade na APA Algodoal-Maiandeua/PA

Publicado: Terça, 19 Julho 2016 11:45 | Acessos: 1285

Em parceria com o IDEFLOR-Bio e apoio do GEAM (Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente), uma equipe formada por alunos e professores do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA ministraram na Ilha de Algodoal uma oficina de Educação Ambiental para adultos e jovens protagonistas. A atividade foi desenvolvida por meio do Projeto Integrado da Zona Costeira Amazônica: Meio Ambiente, Conflito, Ordenamento e Gestão Territorial, coordenado pelo Professor Dr. Otávio do Canto, nos dias 23 e 24 de junho e deve ser a primeira de uma série de ações que ocorrerão no decorrer do ano na APA Algodoal-Maiandeua.

O objetivo do evento foi executar uma oficina da Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola) e a Formação de Multiplicadores Ambientais na APA Algodoal-Maiandeua/PA. A ação ambiental surgiu de uma parceria entre NUMA e IDEFLOR-Bio, a partir do momento em que o NUMA passou a fazer parte do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua.

Resultados - Cada atividade desenvolvida pelos membros do grupo no último mês obteve resultados diferenciados, que possibilitaram aos participantes detectarem problemas atuais da ilha e desenvolver soluções. Na oficina “Caminho das pedras”, a equipe teve como objetivo diagnosticar as dificuldades encontradas pelos moradores da ilha para manter uma boa convivência. Já na segunda oficina, chamada “Árvores dos sonhos”, a intenção foi a de buscar fazer um levantamento dos projetos ambientais e aspirações positivas para o futuro da ilha.

A pesquisa desenvolvida concluiu que houveram mudanças drásticas no cenário de Algodoal, demonstrando a necessidade de uma aliança local entre todos os moradores da ilha, como barqueiros, canoeiros, donos de pousadas, de bares, etc. Dessa maneira, será maior a garantia de uma ilha preservada para as futuras gerações.