Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início do conteúdo da página

Professor do NUMA participa da Oitava conferência do GEF no Sri Lanka

Publicado: Quinta, 23 Junho 2016 08:46 | Acessos: 1569

O evento foi voltado para debater sobre questões referentes a problemas de Gestão dos Recursos Hídricos no mundo.

O professor do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA), Dr. Norbert Fenzl, participou no período de 9 a 13 de maio do 8th GEF Biennial International Waters Conference (IWC8), nas cidades de Negombo e Colombo, em Sri Lanka. O evento foi voltado para debater sobre questões referentes a problemas de Gestão dos Recursos Hídricos no mundo.

Durante a conferência, o professor realizou a apresentação de um pôster expositivo do Projeto "GEF Amazonas - Recursos hídricos e mudança climática", no qual é coordenador científico. O pôster explica os resultados do projeto que tem como objetivo elaborar um Programa de Ações Estratégicas (PAE) para um Manejo Integrado de Recursos Hídricos na bacia Amazônica. O projeto iniciou no ano de 2011, e beneficia os 8 países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela.

O professor Fenzl teve a oportunidade ainda de ministrar dois workshops durante o evento. Um com o tema "Construção de indicadores para gestão de recursos hídricos" e o outro sobre a utilização de águas subterrâneas na Amazônia.

Iquitos - Na cidade de Iquitos, no Peru, o professor Norbert Fenzl participou de outro evento, onde coordenou o workshop "Reunião técnica das instituições nacionais responsáveis pela gestão de Sistemas de Informação sobre recursos hídricos da bacia amazônica". A reunião, ocorreu nos dias 2 e 3 de junho, com representantes de todos os oito países amazônicos. O objetivo era o de apresentar as características e o conteúdo dos Sistemas de Informação desenvolvidos por esses países, a fim de criar uma plataforma regional de informações para a gestão integrada dos recursos hídricos na Bacia Amazônica (PRI).

Norte das águas - Em Belém, o professor participou nos dias 9 a 12 de junho da "Rumo a Brasília 2018 - Fala água! Norte das águas", um encontro de pesquisadores para debater assuntos sobre a água na região norte e levar os resultados ao Fórum Mundial da Água Brasília 2018. Durante a sessão "Governança e participação dos povos originários", Fenzl apresentou uma visão sobre os desafios e a necessidade de uma gestão integrada dos recursos hídricos na Bacia Amazônica, que pode contribuir para os debates que acontecerão no Fórum Mundial da Água em Brasília.

Texto: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA

Foto: Arquivo pessoal

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 13

Yesterday 180

Week 193

Month 2769

All 233029

Currently are 9 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions