Professor do PPGEDAM recebe convite de editora de livros da Holanda

Publicado: Quinta, 29 Outubro 2015 11:40 | Acessos: 1473

A renomada editora holandesa, “Elsevier Science Publishers”, acaba de convidar o Professor Dr. Wagner Luiz Ramos Barbosa, do PPGEDAM/Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA), para escrever um dos capítulos de uma série publicada pela empresa, intitulada Studies in Natural Product Chemistry, que tem quatro livros já lançados e cujo objetivo é relatar a contribuição de cientistas na área de conhecimento em que atuam, assim como fornecer aos leitores informações sobre as mais recentes pesquisas, através do trabalho desses autores.

Para compor o livro, o professor Wagner Barbosa, vai trabalhar em torno do tema de Bioactive Natural Products (em tradução livre, Produtos Naturais Bioativos). Segundo o professor, o artigo dará ênfase às substâncias derivadas de espécies vegetais que ocorrem na Amazônia, que apresentem atividade contra o plasmódio - parasita da malária -, causador da doença que afeta amplamente a região. “Chamaremos também a atenção para a aplicabilidade dessas pesquisas no contexto de políticas públicas norteadoras da utilização de plantas medicinais e fitoterápicos em países em desenvolvimento”, complementa Barbosa.

A publicação projeta o Núcleo de Meio Ambiente da UFPA e mostra que os conteúdos desenvolvidos pelo núcleo alcançam interesses mundiais, por estarem diretamente relacionados a maior floresta tropical do mundo. “Uma das maiores contribuições é a repercussão internacional do tema, além da possibilidade de interação com colegas de outros países que atuam na área”, concluiu o pesquisador. A previsão é que o capítulo seja entregue à editora até o dia 31 de dezembro deste ano.

Sobre o pesquisador

Wagner Barbosa é Farmacêutico Industrial formado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), com Mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia - RJ (1980) e Doutorado em Ciências Naturais pela Universidade de Bonn - Alemanha (1994). É Professor Associado da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Pará e Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia – Mestrado, e em Inovação Farmacêutica - Doutorado. É consultor do Comitê Técnico Temático de apoio à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, ANVISA. Tem experiência na área das Ciências Farmacêuticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Fitoquímica - Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE-DAD e LC-MS) e Etnofarmácia – Tecnologia Social para Produtos e Serviços em Fitoterapia.

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA