Atividades paralelas da XXVII Semana do Meio Ambiente

Publicado: Segunda, 11 Junho 2018 12:04 | Acessos: 1523

Durante a Semana do Meio Ambiente do NUMA, além da programação principal realizada na Sede (Campus Profissional) realizou-se outras duas atividades complementares: doação de plantas para o setor de paisagismo da UFPA e atividades de educação ambiental em Marapanim-PA.

O Núcleo de Meio Ambiente, por meio do Laboratório de Biotecnologia, fez doação de cumarú, mogno, andiroba, ipê, jucá, palmeira imperial e outras tipos de palmeira à Cidade Universitária José da Silveira Netto. As plantas são cultivadas no laboratório com os cuidados e experimentos dos técnicos José Tavares Guimarães e Álvaro Paixão Aleixo.

Em Marapanim, o projeto de educação ambiental desenvolveu o reaproveitamento de lixo para criar novos objetos de decoração e cultivo de plantas medicinais voltados à comunidade escolar, principalmente para a educação infantil.

As atividades foram realizadas na Escola de Ensino Infantil Bambolê, que é uma parceria entre o Centro Comunitário de Marudá Centro Comunitário Dr. Luís Armando de Souza Monteiro e prefeitura do município. Para Ilma Maria, representante do NUMA, que desenvolve as atividades em Marapanim, "a criança é um agente multiplicador, incentiva a participação e sensibilização dos pais. Eles trazem a planta, plantam junto com a criança. A escola trabalha quase todos os dias com elas por conta da necessidade de regá-las. Contam história de cada planta, resgatando valores. Fazendo elas perceberem a importância dessa tradição dos nossos antepassados".

A programação contou com a participação das Erveiras do grupo Erva Vida de Marudá, as quais repassaram o conhecimento tradicional sobre as plantas medicinais para a comunidade escolar.