Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início do conteúdo da página

IV Seminário internacional de cooperação científica Amazônia-Caribe: sustentabilidade, risco e resiliência territorial

Publicado: Quinta, 13 Setembro 2018 13:46 | Acessos: 1759

Pesquisadores da Amazônia e do Caribe estarão reunidos na IV Semana de cooperação científica internacional Amazônia-Caribe em torno do tema "sustentabilidade, risco e resiliência territorial"

imagem sem descrição.

Entre os dias 15 e 23 de setembro, com o tema "sustentabilidade, risco e resiliência territorial", pesquisadores da Amazônia e do Caribe estarão reunidos na IV Semana de cooperação científica internacional Amazônia-Caribe para interligar pesquisas, conhecimentos e ações em torno das conexões ecológicas que envolvem essas duas regiões. O evento é uma realização da Universidade Federal do Pará, por meio do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) e Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), em conjunto com o Centro Universitário do Pará (CESUPA) e Laboratoire Caribéen de Sciences Sociales (LC2S, Université des Antilles), com a participação de pesquisadores do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Institut de Recherche pour le Développement (IRD), da Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne, Université Paris 8 – Vincennes, Université Paris VII - Diderot e Université Montpellier III - Paul Valéry.

A rede de cooperação Amazônia-Caribe surgiu com o I Seminário Internacional realizado em maio de 2015, em Belém, ocasião em que foi criada a rede Junction Amazonian Biodiversity Units Research Network Program (JAMBU-RNP) e o Grupo de Pesquisas Biodiversidade, Sociedade e Território na Amazônia (BEST Amazônia), liderado pelos Profs. Lise Tupiassu (ICJ) e Rodolpho Zahluth Bastos (NUMA). Em novembro do mesmo ano, na Martinica, foi realizado o II Seminário de cooperação científica Amazônia-Caribe, ocasião em que foi firmado acordo de cooperação entre CNRS, Université des Antilles e UFPA. A partir dessa rede, vêm sendo desenvolvidos vários projetos de âmbito internacional, tais como AlterNATIVES, REK-ABIOS, DISC, IBIS, IBIS-Extensão, entre outros, todos com a participação conjunta de membros do ICJ e NUMA, expandindo as discussões para aspectos interdisciplinares, inclusive com a interação entre ciências duras e ciências sociais.

A IV Semana de cooperação científica internacional Amazônia-Caribe faz referência ao quarto encontro realizado em Belém, outros quatro seminários tendo sido realizados nas Antilhas e Guiana desde 2015. O presente encontro tem por foco o projeto “Integração, Biodiversidade e Socioecologia - ordenamento territorial na zona Amazônia-Caribe” (IBIS – CAPES/COFECUB), capitaneado pelo PPGD/ICJ em parceria do PPGEDAM/NUMA, Clínica de Direitos Humanos da Amazônia e Laboratório de Cidades na Amazônia, todos da UFPA, assim como PPGD/CESUPA e IPPUR/UFRJ, em conjunto com as instituições francesas. Durante a semana de cooperação, serão realizados, além do IV Seminário internacional de cooperação científica Amazônia-Caribe (programação aberta ao público), a II Expedição científica Amazônia-Caribe, a III Oficina Temática sobre a Proteção Ambiental na Amazônia e o I Workshop preparatório ET/PLASTIC/CNRS. Em 2018 ocorrerão, ainda, as primeiras missões de estudo com o envio de doutorandos e pós-doutorandos da UFPA para a França no âmbito do Programa CAPES/COFECUB.

Para a Profa. Lise Tupiassu, co-coordenadora do projeto IBIS, a Rede Amazônia-Caribe “tem desenvolvido suas atividades com o apoio de equipe multidisciplinar composta por juristas, geógrafos, cientistas políticos, gestores ambientais, arquitetos, economistas, entre outros, possibilitando uma dinâmica de diálogo interdisciplinar entre unidades acadêmicas distintas, em rica discussão sobre temas como biodiversidade, conflitos socioambientais e resiliência de territórios na zona Amazônia-Caribe”. A perspectiva da rede é a criação de uma Unidade Mista de Pesquisa internacional, cujos passos já foram iniciados, a partir da proposição de uma Escola Temática conjunta a ser desenvolvida em 2019.

Realização e parcerias para estabelecer a rede Amazônia-Caribe - Esse evento é organização da UFPA, ICJ, NUMA, Cesupa, Laboratoire Caribéen de Sciences Sociales (LC2S). Conta com o apoio do Centro de Estudos sobre Biodiversidade Amazônica (CEBA, Guiana Francesa), Pró-reitoria de Pesquisa (PROPESP), Pró-reitoria de Extensão (PROEX), Pró-reitoria de Ensino (PROEG), Pró-reitoria de Relações Internacionais (PROINTER), Grupo de pesquisa BEST Amazônia,  Grupo de Pesquisas Tributação Ambiental e Meio Ambiente, CAPES, CNPq, CNRS, COFECUB, Université Paul-Valéry-Montpellier, Université Paris 8 Vincennes – Saint-Denis, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Université des Antilles, Faculdade de Direito da UFPA, Clínica de Direitos Humanos da Amazônia (CIDHA)

Programação - de 15/09 a 19/09 pesquisadores participarão da II Expedição científica sobre os aspectos socioecológicos amazônicos: as expressões interdisciplinares da diversidade na unidade amazônica; III Oficina Temática sobre a Proteção Ambiental na Amazônia: a diversidade no uso do território amazônico; e I Workshop preparatório ET/PLASTIC/CNRS.

No dia 20/09, com programação aberta ao público, acontecerá o IV Seminário internacional de cooperação científica Amazônia-Caribe: sustentabilidade, risco e resiliência territorial. O evento será no Auditório Ney Sardinha (Centro universitário do Estado do Pará - Cesupa, Alcindo Cacela, nº 980), com inscrições gratuitas, 8h de atividades complementares e tradução simultânea.

 

IV Semana de cooperação científica internacional Amazônia-Caribe: sustentabilidade, risco e resiliência territorial.

Data: 15 a 23 de setembro de 2018

Programação aberta ao público 20/09

Local: Auditório Raimundo Ney Sardinha (Centro Universitário do Estado do Pará - Cesupa, Alcindo Cacela, 980)

Inscrições gratuitas

Mais informações: www.even3.com.br/IVSICOFECUBE

 

Confira a programação do Seminário abaixo:

 

20/09 - IV Seminário internacional de cooperação científica Amazônia-Caribe: sustentabilidade, risco e resiliência territorial

13H30 – CREDENCIAMENTO DOS PARTICIPANTES

14H – SESSÃO DE ABERTURA

Prof. Dr. Jean Carlos Dias – Coordenador do Programa de pós-graduação em Direito do Centro Universitário do Pará – CESUPA

Prof. Dr. José Heder Benatti – Diretor do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará – UFPA

Prof. Dr. Justin Daniel – Diretor do Laboratoire Caribéen de Sciences Sociales da Université des Antilles e Co-Coordenador do Projeto IBIS – CAPES/COFECUB

Profa. Dra. Lise Tupiassu – Professora da UFPA e do CESUPA, Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia e Co-Coordenadora do Projeto IBIS – CAPES/COFECUB

14H30 – PAINEL 1 - PRESSUPOSTOS DA RESILIÊNCIA SOCIOECOLÓGICA NA ZONA AMAZÔNIA-CARIBE

– O desenvolvimento sustentável nas Antilhas e na Guiana

* Prof. Dr. Justin Daniel – LC2S/UA

– A prática da interdisciplinaridade no CNRS: o exemplo das ciências da biodiversidade

* Prof. Dr. Jean-Raphaël Gros-Désormeaux – LC2S/UA - CNRS

– Os indicadores geográficos dos riscos naturais

* Prof. Dr. Fréderic Leone – Université Montpellier 3 – GRED/IRD

Coordenação e Debates: Prof. Dr. Rodolpho Zahluth Bastos (NUMA/UFPA) e Prof. Dr. Otávio do Canto (NUMA/UFPA)

16H – INTERVALO - APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES – HALL DO AUDITÓRIO

16H30 – PAINEL 2 - REGULAÇÃO FUNDIÁRIA-AMBIENTAL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA FRANCESA

– A gestão do risco nas margens e litorais e o direito urbanístico francês

* Prof. Dr. Fréderic Rolin – SERDEAUT/Université Paris 1 – GRIDAUH

– Terrenos de Marinha, uma solução para as margens amazônicas?

* Prof. Dr. Norbert Foulquier – SERDEAUT/Université Paris 1 – GRIDAUH

– As barragens hidroelétricas na França

* Profa. Dra. Alice Fuchs – Université Paris 8 – SERDEAUT//Université Paris 1

Coordenação e Debates: Profa. Dra. Luly Fischer (PPGD/UFPA) e Profa. Dra. Luciana Fonseca (PPGD/CESUPA)

18H – ENCERRAMENTO - APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES – HALL DO AUDITÓRIO

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 63

Yesterday 173

Week 1513

Month 5255

All 240043

Currently are 16 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions