NUMA contribui na elaboração do ZEE de Roraima

Publicado: Sexta, 07 Abril 2017 09:23 | Acessos: 1750

O Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) está contribuindo para a elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico de Roraima (ZEE-RR). Entre os dias 21 e 28 de março, os municípios de Boa Vista, Caroebe, Rorainópolis, Caracaraí e Bonfim (Região de fronteira Brasil/Guiana) receberam a visita do professor Dr. Otávio do Canto que participou de reuniões para discutir a elaboração do ZEE.

Na zona de fronteira com a Venezuela, o professor Canto participou de atividades no Instituto Federal (IF) de Amajari e na Universidade Virtual de Roraima-Pólo Pacaraima, com a presença de políticos, professores, secretários, empresários e da sociedade civil.

ZEE - O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente regulamentado pelo decreto nº 4.297/2002, tem sido utilizado pelo poder público com projetos realizados em diversas escalas de trabalho e em frações do território nacional. O objetivo é viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização do desenvolvimento socioeconômico com a proteção ambiental.

Nesse sentido, a participação do NUMA na criação do ZEE-RR demonstra a importância do Núcleo para além das fronteiras do estado e do país. Além disso, o assunto está diretamente atrelado às disciplinas ofertadas pelos programas de pós-graduação do NUMA, o PPGEDAM e o PROFIMA.

Foto: Arquivo Pessoal