Estudante italiana inicia intercâmbio no NUMA

Publicado: Quarta, 05 Abril 2017 11:46 | Acessos: 2115

A estudante Martina Iorio, da Universidade de Roma Tre, estará durante seis meses no Núcleo de Meio Ambiente da UFPA como visitante. A Italiana irá atuar no projeto "AguaSociAL", coordenado pelo professor Dr. Gilberto Rocha, que tem como um dos membros o European IRSES, na qual sua instituição faz parte.

A colaboração da estudante com o NUMA está ligada às pesquisas desenvolvidas por ela, que se referem, principalmente, ao desenvolvimento e a hidroeletricidade. Atualmente, Martina está focando seus estudos na coleta de dados sobre Microenergia, a fim de executar modelos econométricos adequados. O objetivo é auxiliar no desenvolvimentos de políticas energéticas, especialmente nas área rurais da Amazônia Legal, minimizando o impacto ambiental e social.

Academia - Martina faz parte do departamento de Economia do Desenvolvimento e do Meio-ambiente e relações internacionais, da Universidade de Roma, onde estuda o PhD. Antes de iniciar seus estudos na instituição, a estudante formou-se como Mestre pelo Programa de Ciência em Economia. Sua tese foi escrita em 2014, enquanto já trabalhava na UFPA pelo projeto "AguaSociAL". Em 2015, atuou como estagiária na Universidade Leeds Beckett, do Reino Unido, além de participar do programa de pós-graduação no "European Marine Strategy", da Universidade de Ferrara, na Itália.

AguaSociAL -  O projeto, financiado pela União Europeia (FP7 – IRSES), tem como função desenvolver a capacitação para minimizar as vulnerabilidades das comunidades costeiras no enfrentamento aos fenômenos meteorológicos extremos e as mudanças climáticas. O "AguaSociAL" é uma mobilidade acadêmica entre a Universidade Federal do Pará, a Universidade do estado do Amazonas, a Universidade Roma Tre (Italia), a Universidade de Leeds (Inglaterra) e a Universidade Autonoma de Barcelona (Espanha), com vistas a desenvolver atividades nas área de uso dos recursos hídricos. Estão envolvidos no projeto alunos de graduação, mestrado profissionalizante e doutorado.