Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início do conteúdo da página

Núcleo de Meio Ambiente celebra 25 anos de pesquisas na Amazônia

Publicado: Sexta, 02 Dezembro 2016 16:14 | Acessos: 1442

Na manhã desta quarta-feira, 30 de novembro, teve início a programação que celebra 25 anos do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O tema do evento é “NUMA: 25 anos discutindo Meio Ambiente na Amazônia” e segue até sexta-feira, 02 de dezembro, na sede do órgão, ao lado do antigo chalé de ferro, no profissional.

De acordo com a assessoria de comunicação do Núcleo, o principal objetivo da programação é mostrar à comunidade acadêmica os trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos e a importância das ações para a região Amazônica. Já o diretor geral do Núcleo, professor Sérgio Cardoso de Moraes, afirmou que o evento irá resgatar um pouco da memória do órgão durante os 25 anos de atuação.

“A importância de se comemorar 25 anos ressalta um desafio muito grande, que é fazer com que o Núcleo seja uma referência na discussão ambiental da Amazônia. Isso requer a participação dos docentes e discentes em conselhos estaduais e municipais, o que nós chamamos de ação local”, destacou.

Segundo o professor, o Núcleo trabalha com duas perspectivas: a de gestão ambiental e a de desenvolvimento local. “A partir dessas perspectivas, o NUMA vai trabalhar algumas estratégias com cursos de especialização e mestrado profissional”, disse. O Núcleo já formou mais de mil especialistas e mais de cem mestres nesse período de atuação, e tem histórico na formação de caráter interdisciplinar, um dos diferenciais do órgão. “Nós queremos formar profissionais com um olhar diferenciado para os problemas sociais, principalmente no que tange a questão ambiental”, concluiu.

Abertura - O primeiro dia de programação contou com solenidade e mesa de abertura, inauguração da Galeria de Dirigentes, oficialização denominativa da Biblioteca Setorial “Dr. Ezequiel Carneiro dos Santos” e, ao final, um coquetel para os convidados e participantes. Estavam presentes no evento, o reitor Emmanuel Tourinho, o professor Sérgio Cardoso de Moraes, diretor do NUMA, e o professor doutor Norbert Fenzl, diretor adjunto e coordenador acadêmico do NUMA, além de representantes das Pró-reitorias e de órgãos como SESMA, SEMMA e FAPESPA.

Durante os pronunciamentos, foi discutido sobre a atuação do NUMA nas questões ambientais e na produção de conhecimento dentro e fora da UFPA, assim como a importância da interdisciplinaridade nas atividades do Núcleo e a importância da conservação do meio ambiente para as próximas gerações.

Excelência - O reitor Emmanuel Tourinho destacou a excelência na atuação do órgão, que desenvolve um trabalho não só de ensino, de formação e de pesquisa, mas de interação com a sociedade. “O NUMA tem cumprido um papel diferenciado na Universidade na medida em que se volta para uma questão muito específica da nossa região, que é a ambiental. Além de levar para a sociedade as discussões sobre conservação ambiental e produção de um modelo econômico que seja sustentável para a nossa região, o NUMA também cumpre um papel importante na UFPA”, destacou.

Segundo o reitor Emmanuel Tourinho, o Núcleo tem tido liderança no trabalho de caráter interdisciplinar que hoje é essencial para a Universidade contribuir com a resolução dos problemas da sociedade. “É um órgão que tem uma história de contribuições muito significativas e importantes para que a Universidade cumpra sua missão no estado do Pará.”, disse.

Após os pronunciamos, foi realizado o lançamento de um vídeo e reconhecimento institucional, além da entrega de brindes aos principais colaboradores do Núcleo. A programação continua nessa quinta-feira, 01, e sexta-feira, 02. Leia mais aqui.

Serviço:
Comemoração dos 25 anos do NUMA
Data: 01 e 02 de dezembro
Horário: a partir das 9h
Local: Sede do NUMA, Campus Profissional, UFPA - Guamá.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 12

Yesterday 117

Week 426

Month 4053

All 234313

Currently are 13 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions