Alunos de escola pública participam de palestra ofertada pelo PPGEDAM

Alunos do segundo ano do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola de Aplicação (EA) da UFPA participaram na última quarta-feira, 13, de palestra intitulada “Aproveitamento de água da chuva na Amazônia”, proferida pelo Prof. Dr. Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA.

Após a palestra, os alunos conheceram de perto o funcionamento de um Sistema de coleta de água da chuva, desenvolvido na própria sede do Núcleo de Meio Ambiente. Ao todo, 16 alunos participaram da atividade, em um momento fundamental para a integração de estudantes da escolas públicas ao ambiente universitário.

A atividade faz parte de um conjunto de ações, coordenadas pelos professores Otávio do Canto e Rodolpho Zahluth Bastos, que buscam aproximar o PPGEDAM, por meio do diálogo, do ensino fundamental e médio das escolas públicas.

 

PPGEDAM abre inscrição para optativas

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA) está com inscrições abertas para as disciplinas optativas para o segundo semestre. As inscrições seguem até dezembro ou enquanto houver vagas e são abertas aos alunos de outros programas de pós-graduação stricto sensu. Confira a lista com as disciplinas disponíveis na programação (clique aqui).

Coordenador Adjunto realiza plantio de árvore na sede do NUMA

O coordenador adjunto do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA), professor Dr. Gilberto Rocha, realizou o plantio de uma palmeira na manhã desta quarta-feira, 02, no entorno da sede do núcleo. A ação complementa o plantio de mudas realizado por servidores e bolsistas em alusão à semana de Meio Ambiente do NUMA, celebrado nos dias 2 e 5 de julho. Com isso, mais de 25 árvores de diferentes espécies já foram plantadas.

Professora do NUMA desenvolve pesquisa no projeto Biomas

A Professora do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA), doutora Rosana Maneschy, visitou no início de agosto o município de São Domingos do Araguaia - localizada no sudeste do Pará - para o treinamento de um bolsista e coleta de amostras do experimento "Avaliação de espécies forrageiras inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares". O Biomas é um projeto nacional liderado pela Embrapa com apoio da Confederação Nacional de Agricultura e pecuária (CNA), desenvolvido nos seis biomas brasileiros.

A pesquisa desenvolvida pela professora tem como objetivo selecionar espécies forrageiras de ocorrência espontânea em pastagens no sudeste do Pará, como uma alternativa sustentável para a atividade pecuária. Para isso, estão sendo avaliadas cinco espécies forrageiras, sendo uma introduzida (da espécie gliricídia) e quatro já identificadas com ocorrência natural em pastagens no sudeste do Pará, que são as: mutamba preta; burdão de velho; mungulu ou mulungu; e jurema ou rosquinha.

Como resultado da visita ao município São Domingos do Araguaia, uma nota técnica foi feita para ser publicada no site do projeto. Confira aqui.

 

GPAC Amazônia é certificado pela Fundação Banco do Brasil

A Fundação Barco do Brasil acaba de certificar como "Tecnologia Social de Aproveitamento de Água de Chuva" as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Aproveitamento de Água da Chuva, Saneamento e  Meio Ambiente na Amazônia (GPAC Amazônia/NUMA/UFPA). Para conferir a página com informações do projeto, clique aqui.

 

O projeto é coordenado pelo professor Dr. Ronaldo Mendes e tem como objetivo geral disponibilizar infraestrutura de abastecimento de água a populações isoladas da região, de forma a favorecer sua autonomia e evitar a incidência de doenças hidrotransmissíveis. Ao longo dos anos de atividade do projeto, os resultados obtidos são o de dois sistemas de aproveitamento de água de chuva instalados em duas ilhas próximas, o que beneficiou ao todo foram beneficiadas 9 famílias, compondo um total de 36 pessoas. 

 

 

Número de visitantes: