Projeto de pesquisa coordenado por professor do NUMA é destaque na TV Liberal

O Grupo de Pesquisa "Aproveitamento de Água da Chuva na Amazônia, Saneamento e Meio Ambiente" (GPAC Amazônia), coordenado pelo professor Dr. Ronaldo Mendes, foi destaque no programa "É do Pará" da TV Liberal. A reportagem foi exibida no último sábado, 13 de maio.

Confira:

 

 

Caso não consiga visualizar, clique aqui.

Evento promove debate científico sobre a Amazônia e Caribe

A Amazônia e o Caribe estarão muito mais próximos entre os dias 7 a 13 de maio, em um evento organizado pelo Núcleo de Meio Ambiente e Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, Cesupa e Laboratoire Caribéen de Sciences Sociales. A "Semana de Cooperação Científica Internacional Amazônia-Caribe" reúne pesquisadores da Amazônia e do Caribe para a construção de uma ampla rede de pesquisa e de cooperação científica. O evento será formado por oficina, seminário e workshops, que ocorrerão no auditório da OAB e no auditório Raimundo Ney Sardinha, no Cesupa.

As duas regiões do planeta estão muito mais ligadas do que se imagina, sendo uma essencial à outra. Um dos organizadores da semana, o professor da UFPA Norbert Fenzl, destaca a ligação existente entre a Amazônia e o Caribe. "As duas regiões são ligadas através da enorme quantidade de sedimentos e nutrientes amazônicos levados para o Caribe pelas correntes do Atlântico", destaca. Segundo ele, a produção de conhecimento e maior compreensão sobre interconexão ecológica entre essas regiões é de vital importância. Para isso, é necessário estabelecer mecanismos de cooperação capazes de avaliar os problemas ambientais e seus efeitos não apenas nas zonas costeiras, mas em relação aos diferentes ecossistemas da Amazônia e do Caribe.

“Enquanto a Amazônia é vista por muitos como o coração da biodiversidade do mundo, a região do Caribe - em especial o Mar do Caribe - é considerada o coração da biodiversidade do Atlântico", complementa o Professor Rodolpho Bastos, também organizador do evento. "Ambas as regiões possuem importância fundamental, não apenas para manutenção da biodiversidade e de processos ecológicos em grande escala, mas também como fonte de recursos que sustentam o meio de vida das populações costeiras e, no caso amazônico, também ribeirinhas,”, conclui.

A ideia é então integrar pesquisadores de diferentes redes e instituições da Amazônia e do Caribe, visando interligar ações e conhecimentos, possibilitar maior integração entre os pesquisadores e a construção de novos projetos e novas redes. Temas como Zonas Costeiras (continentais, insulares, marinhas e fluviais), Impactos Ambientais, Pressão Social e Econômica, Biodiversidade, Fluxo de Sedimentos e Nutrientes, Pesca, Mudanças Climáticas e Mecanismos de Cooperação estão entre os principais temas a serem tratados durante a Semana.

Programação - A Semana integra quatro eventos-chave: I Workshop preparatório COFECUB-CAPES: Território e biodiversidade; I Workshop internacional Amazônia-Caribe de Projetos GEF; II Oficina Temática sobre a Proteção Ambiental na Amazônia; e o II Seminário internacional de cooperação científica: estudos pluridisciplinares sobre a biodiversidade Amazônica. Os workshops são restritos à participação dos pesquisadores convidados e serão realizados no auditório da OAB-PA. Já o Seminário e Oficina serão realizados no Auditório Ney Sardinha, no CESUPA, abertos ao público. As inscrições já podem ser feitas no site do grupo de pesquisa Best Amazônia.

As atividades do evento darão direito, cada uma, a certificado de 10 horas aos participantes. O público que comparecer ao Seminário, poderá conferir palestras de professores e pesquisadores da Paris I-Sorbonne, Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França, LC2S/Universidade das Antilhas, Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) e Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA, CESUPA e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP).

Organização e Apoio - Para possibilitar a realização da Semana de Cooperação Científica, diversas instituições contribuem na promoção do evento. Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, Centro Universitário do Pará, Instituto de Ciência Jurídicas da UFPA e Laboratoire Caribéen de Sciences Sociales são os organizadores do encontro. Integram ainda a comissão organizadora da Semana Amazônia-Caribe os professores Lise Tupiassu (ICJ/UFPA e CESUPA), Otávio do Canto (NUMA/UFPA) e Jean-Raphaël Gros-Désormeaux (LC2S/Universidade das Antillhas).

O evento é apoiado pela OAB-Pará, CNRS, CEBA, Rede Jambu, GEF, UN Environment, IW Learn, Caribbean Environment Programme, Ideflor-bio, Université des Antilles, CLME, UNDP, Faculdade de Direito, Sectet, Proex e IHGP.

 

Serviço

"Semana de Cooperação Científica Internacional Amazônia-Caribe"

Local: Auditório da OAB e Auditório Raimundo Ney Sardinha (CESUPA)

Data: 07 a 13 de maio de 2017

Inscrições para o Seminário e  Oficina: http://best-amazonia.blogspot.com.br/2017/04/semana-caribe-amazonia.html

 

Texto e arte: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA

 

Divulgado resultado final do processo eleitoral

A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições conferidas pela Congregação do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), torna público o resultado final da votação destinado à escolha do Diretor Geral e do Diretor Adjunto do Núcleo para o quadriênio 2017-2021. A divulgação no site da instituição está previsto no Regulamento do Processo Eleitoral.

A chapa formada pelos Professores Doutores Sérgio Cardoso de Moraes (Diretor Geral) e, Gilberto de Miranda Rocha (Diretor Adjunto) configurou-se eleita pela obtenção de 39 votos, equivalentes a 100% do total de votos válidos apurados, sendo 7 votos de docentes, 11 votos de técnicos-administrativos e 21 de discentes. Ao todo, 102 eleitores estiveram aptos a votar: 19 docentes (10 efetivos, 2 temporários e 7 permanentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia - PPGEDAM), 20 técnicos-administrativos e 63 discentes regularmente matriculados no referido Programa. Foram contabilizados 1 voto branco e 1 voto nulo.

A homologação do resultado final será feita pela Congregação do NUMA, no prazo máximo de 10 (dez) dias.

Professor do NUMA ministra curso sobre Bacias Hidrográficas

O professor Dr. Ronaldo Mendes, do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA), ministra nesta quarta-feira, 26, o curso "Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas". O evento ocorrerá na Associação Comercial, Industrial, Agropastoril, e Serviços de Santa Izabel do Pará (ACIASI). O curso é destinado à membros do grupo Pró Comitê da Bacia do Rio Marapanim dos municípios de Santa Izabel do Pará, Vigia de Nazaré, Santo Antônio do Tauá e São Caetano de Odivelas.

Serviço

Curso "Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas"

Local: ACIASI - Santa Izabel do Pará 

Data: 26 de abril de 2017

Hora: 9h às 12h e 13h30 às 17h

Processo eleitoral para a escolha dos Diretor Geral e do Diretor Adjunto do NUMA

Está sendo realizado nesta quarta, 19, a votação do processo eleitoral para a escolha dos Diretor Geral e do Diretor Adjunto do NUMA, para o quadriênio 2017-2021.

Os servidores Rodrigo Gomes e Washingtom Miranda estarão atuando como presidente e mesário, respectivamente, até às 18h.

Após o fim da votação, a Comissão Eleitoral realizará a contagem de votos. O resultado será divulgado nesta quinta, 20, no site do NUMA.Concorre a eleição a chapa formada pelos professores Sérgio Cardoso de Moraes, como Diretor Geral, e Gilberto de Miranda Rocha, como Diretor Adjunto.

 

Número de visitantes: