Reunião de Planejamento do NUMA traça planos futuros

Na última semana, nos dias 16 e 17 de fevereiro, uma reunião de planejamento promovida pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA), expôs os projetos já realizados, projetos atuais e planos para o futuro desenvolvidos dentro do Núcleo e nas Pós-Graduações, como o PROFIMA e PPGEDAM. O evento ocorreu na sede do Núcleo, e contou com a participação de docentes e servidores.

O encontro teve como objetivo apresentar as pesquisas e projetos desenvolvidos dentro do NUMA, por meio da exposição de dificuldade a serem superadas e as perspectivas futuras. Foram apresentados os balanços do ano de 2016, além das ações e programações de cada setor responsável pelo desenvolvimento do Núcleo.

Professor do NUMA toma posse como membro do Instituto Histórico e Geográfico

 

O professor do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA), Dr. Rodolpho Zahluth Bastos, tomou posse, nesta quinta-feira, 09, como membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).O professor ocupa agora a cadeira 55 do Instituto, que tem como patrono José Coutinho de Oliveira.

Read more: Professor do NUMA toma posse como membro do Instituto Histórico e Geográfico

Comemoração dos 25 anos do NUMA reúne comunidade acadêmica na UFPA

O Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará, recebeu no período de 30 de novembro a 02 de dezembro dezenas de pessoas na sua Sede para conferir a comemoração dos 25 anos de fundação do órgão. O evento reuniu diversas atividades abertas ao público, como inaugurações, lançamentos, palestras e atrações culturais.

Abertura - A abertura do evento contou com a presença do Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rômulo Simões Angélica e do Diretor e Vice-diretor do NUMA, Sérgio Cardoso de Moraes e Norbert Fenzl, respectivamente. Na ocasião, foi feita a inauguração da Galeria de Dirigentes e a Oficialização denominativa da Biblioteca Setorial "Dr. Ezequiel Carneiro dos Santos".

As autoridades presentes fizeram um pronunciamento onde foi discutido sobre a atuação do NUMA nas questões ambientais e na produção de conhecimento dentro e fora da UFPA, assim como a importância da interdisciplinaridade nas atividades do Núcleo e a importância da conservação do meio ambiente para as próximas gerações. “O NUMA tem cumprido um papel diferenciado na Universidade na medida em que se volta para uma questão muito específica da nossa região, que é a ambiental. Além de levar para a sociedade as discussões sobre conservação ambiental e produção de um modelo econômico que seja sustentável para a nossa região, o NUMA também cumpre um papel importante na UFPA”, destacou o Reitor Emmanuel Tourinho. Ainda no mesmo dia, foi lançado o vídeo institucional do Núcleo de Meio Ambiente, que estará disponível em breve no site do Núcleo. 

Lançamentos - No segundo dia de evento, os presentes conferiram vários lançamentos em comemoração ao aniversário do Núcleo. Em um primeiro momento, os coordenadores do Programa de Formação Interdisciplinar de Meio Ambiente (PROFIMA), André Farias e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), Wagner Barbosa apresentaram os programas e lançaram os folders institucionais dos cursos. No mesmo dia, os presentes conferiram a apresentação e lançamento dos livros "Mineração na Amazônia: assimetria, território e conflito socioambiental", do Professor Dr. Otávio do Canto e "Conhecimentos tradicionais: discussões e desafios", organizado pelo professor Dr. Sérgio de Moraes.

A manhã do terceiro dia de comemorações teve o lançamento da revista eletrônica "Universidade e Meio Ambiente", organizada pelo professor Dr. Gilberto Rocha. As publicação da revista serão de periodicidade semestral do NUMA e do PPGEDAM, com o objetivo de divulgar matérias concernentes à estudos e reflexões interdisciplinares sobre a temática ambiental e de áreas afins. Nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, notas de pesquisa e resenhas. A primeira edição do periódico já está disponível aqui.

Foram lançados ainda os livros "Aprendizagem territorial: dinâmicas territoriais, participação social e ação local", dos professores Dr. Gilberto de Miranda Rocha, Dr. Mário Vasconcellos Sobrinho e Dr. Pierre Teisserenc; "Microtesauro de gestão ambiental" e "Glossário terminológico de gestão ambiental", de msc. Paulo Cesar Chagas Maia, Prof. Dr. Mário Vasconcellos Sobrinho e Profa. Dra. Marise Teles Condurú; e "Fitoterapia Solidária: uma proposta sustentável para a atenção básica em saúde", do Prof. Dr. Wagner Luiz Ramos Barbosa, msc. Alessandra Santos de Oliveira Flor e msc. Miguel Rodrigues da Silva Filho.

Sustentabilidade - Reconhecido pela assídua contribuição ao Meio Ambiente e à Amazônia, as comemorações dos 25 anos do Núcleo ofereceram aos participantes duas palestras em torno da sustentabilidade. A primeira palestra foi ofertada pelo Vice-Diretor do Numa, o Prof. Dr. Norbert Fenzl, com o tema "Do Meio Ambiente ao Desenvolvimento Sustentável". Já o Professor Visitante, Dr. Philippe Plas palestrou sobre "Governança sustentável no momento do Antropoceno".

A sustentabilidade também incentivou a organização do evento a distribuir aos servidores, bolsistas e alunos um kit institucional contendo dois copos personalizados do evento. O objetivo da ação foi promover a diminuição do uso de copos descartáveis nas dependências do Núcleo e no dia-a-dia dos participantes, contribuindo desta forma para a conservação do Meio Ambiente.

O encerramento das celebrações ficou por conta da atração cultural "Carimbatuque", com Ilma Maria e o grupo de Carimbó "Os caçulas de Jarandeua", da cidade de Marapanim-PA.

Confira aqui a galeria de fotos do evento.

Texto: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA

Fotos: Fábia Sepêda, Alexandre Moraes e Alex de Assunção

Documentário "Juruti: Conflitos Socioambientais" é lançado pelo NUMA

O Projeto de Pesquisa PPJUR, atrelado ao Programa de de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (PPGEDAM/NUMA) lançou durante as comemorações dos 25 anos do Núcleo o documentário Juruti: Conflitos Socioambientais. O projeto é coordenado pelo Professor Titular Otávio do Canto e conta com entrevistas com diversas liderança comunitárias da região de Juruti, no estado do Pará.

O vídeo já está disponível no youtube para visualizações. Confira aqui.

 

Biblioteca do NUMA passa a se chamar Dr. Ezequiel Carneiro dos Santos

Na última quarta-feira, 30, a Biblioteca Setorial do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) passou a ser oficialmente denominada como "Biblioteca Prof. Dr. Ezequiel Carneiro dos Santos", um dos grandes mentores que marcaram a história do NUMA. A oficialização contou com a presença do Diretor e Vice-Diretor do Núcleo, Prof. Dr. Sérgio Moraes e Prof. Dr. Norbert Fenzl, respectivamente, e do reitor da UFPA, Prof. Dr. Emmanuel Tourinho, além de servidores, bolsistas e estudantes.

A nova denominação da biblioteca foi lançada durante as comemorações dos 25 anos do Núcleo, que ocorreu no período de 30 de novembro a 02 de dezembro. As comunidades acadêmicas e externa já podem visitar o espaço, composto por 1503 títulos em diferentes tipos de suportes - livros, folhetos, trabalhos acadêmicos (tese, dissertação, monografia de especialização), multimeios (fitas VHS e CD Rom's) e obras de referência (dicionários, guias, mapas e glossários). As produções possuem ênfase na temática ambiental e ciências como Direito ambiental,  Ecologia, Ecoturismo, Educação ambiental, Gestão ambiental, Meio Ambiente, Recursos hídricos, Saneamento.

"A oficialização denominativa da Biblioteca Dr. Ezequiel Carneiro dos Santos é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido aqui ao longo dos anos", comenta a Coordenadora de Informação Ambiental, Olizete Pereira. "A escolha do nome foi também uma maneira de homenagear uma pessoa que foi tão importante para a história do NUMA", completou.

Funcionamento - A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 16h, ininterruptamente, com exceção de feriados e pontos facultativos. Serviços como o empréstimo bibliográfico domiciliar são restritos a comunidade acadêmica da UFPA e para ter acesso a ele é necessário abertura de cadastro, de uso pessoal e intransferível, por meio da apresentação de comprovante de matrícula acadêmica atualizado; termo de posse ou identificação SIAPE (servidor da UFPA); e comprovante de residência original (água, energia, telefone).

Os serviços oferecidos pela biblioteca são: Catálogo online do acervo, via Sistema Pergamum; Circulação bibliográfica (empréstimo domiciliar e reprográfico; devolução; renovação e reserva); Comutação bibliográfica; Consulta local ao acervo; Disseminação seletiva da informação; Divulgação das aquisições bibliográficas recém-incorporadas ao acervo; Intercâmbio interbibliotecas de publicações editadas pelo NUMA; Normalização de publicação editada pelo NUMA; Orientação na normalização e elaboração de ficha catalográfica de trabalho acadêmico engendrado por discente, docente e técnico-administrativos do NUMA; Pesquisa bibliográfica; Terminal para pesquisa acadêmica (acervo, Portal de Periódicos da Capes, bases de dados diversas, etc.); Visita orientada e treinamento de usuário quanto ao uso da Biblioteca.

História - No intuito de promover o acesso equitativo da informação; divulgar o acervo, produtos e serviços engendrados no âmbito do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) e apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA) cria-se, em 1997, a biblioteca setorial do Núcleo, vinculada a então Subcoordenadoria de Informação Ambiental (SCIA), atualmente Coordenadoria de Informação Ambiental (CIA).

Em 9 de setembro de 2013, a unidade é integrada ao Sistema de Bibliotecas (SIBI) da UFPA e, concomitantemente, a Rede Pergamum, constituída por instituições usuárias do software Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas. Em 30 de novembro de 2016 passa a se denominar, oficialmente, Biblioteca Prof. Ezequiel Carneiro dos Santos, em homenagem ao Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, pela UFPA e um dos grandes mentores do NUMA.

 

Foto: Fábia Sepêda

 

Número de visitantes: