Início > Notícias > Aluna moçambicana do PPGEDAM tem dissertação de mestrado aprovada

Aluna moçambicana do PPGEDAM tem dissertação de mestrado aprovada

Publicado: Sexta, 29 Julho 2016 12:46 | Acessos: 1460

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/UFPA), Sandra Fazente Picardo Massamba apresentou e recebeu a aprovação na última semana, 18, da sua tese de mestrado, com orientação do Professor Dr. Sérgio Moraes. Na pesquisa desenvolvida no decorrer de dois anos de estudos, a aluna realizou um estudo comparativo da pesca artesanal entre Brasil e Moçambique.

"Neste pesquisa eu estou trabalhando os distritos. Em Belém, o distrito de Icoaraci, enquanto que em Moçambique escolhi o distrito de Vilankulos, localizado na província de Inhambane", explicou Sandra, que apesar de ser formada em Física, optou por aproveitar a possibilidade da interdisciplinaridade proporcionada pelo PPGEDAM e seguiu linhas de estudos relacionadas a sociologia, a antropologia, economia.

Resultados - Os resultados da tese foram além do esperado por Sandra no percurso do estudo. Dentre as conclusões, ela relatou a dinâmica dos pescadores entre ambos os distritos e percebeu muitas diferenças, mas também muita similaridade entre eles. Em outro ponto, a estudante concluiu sobre a importância da pesca artesanal para o desenvolvimento local com a venda de pescado, a produção de biojóias a partir de materiais coletados durante a pesca e consequentemente o incentivo ao turismo.

Brasil e Moçambique - Sandra nasceu na cidade da Beira, capital da província de Sofala, em Moçambique e formou-se em Física aplicada na área ambiental no ano de 2009. A vinda de estudante para o Brasil aconteceu no ano de 2014, após passar por uma seleção rigorosa na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), onde leciona Física para estudantes de graduação.

Texto e foto: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA