Início > Notícias > Reunião discute parceria entre NUMA e UEPA

Reunião discute parceria entre NUMA e UEPA

Publicado: Sexta, 20 Novembro 2015 08:36 | Acessos: 1467

Aconteceu ontem, 18 de novembro, uma reunião entre representantes do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) e da Universidade Estadual do Pará (UEPA) para discutir uma parceria entre as instituições, face ao desenvolvimento do projeto de pesquisa e extensão “Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural”, vinculado ao NUMA, sob a coordenação do Prof. Dr. Otávio do Canto.

Além da presença do coordenador do Projeto, estiveram na reunião o diretor do NUMA, Prof.º Dr. Sérgio Moraes e os professores da UEPA, Anderson Maia, futuro Pró-reitor de Extensão e atual Diretor de Apoio à Extensão; Emerson Costa, coordenador do Campus da UEPA em Vigia; e Damásia do Nascimento, coordenadora pedagógica do Campus de Vigia.

Parceria – A parceria tem como objetivo a colaboração entre o NUMA/UFPA e UEPA, referente às atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no município de Vigia - localizado na Zona Costeira do estado do Pará - além de criar possibilidades para a ampliação do projeto “Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural” para outros municípios do Estado. Essa parceria envolve a participação de Professores, alunos (ensino básico, graduação e pós-graduação) e a comunidade em geral, vinculada as unidades escolares municipais. Essa idéia é resultado de diversas atividades desenvolvidas, desde 2013, na Vila de Porto Salvo, localizada no município de Vigia. Como o NUMA é um espaço de referência no incentivo da interdisciplinaridade, os alunos das diversas áreas do conhecimento tem oportunidade de vivenciar, no campo, por meio da pesquisa e extensão, os problemas das comunidades envolvidas pelo foco do Projeto.

Além de atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas na Vila de Porto Salvo, também já ocorreram atividades no Campus da UEPA, na sede de Vigia. Assim, a primeira ofereceu um ciclo de palestras sobre o Meio Ambiente, aos alunos da Graduação em Geografia. Já a segunda atividade, permitiu aos graduandos participarem de uma visita técnica à Vila de Porto Salvo, para conhecer o funcionamento do Projeto em pauta. O próximo passo agora será realizar palestras com temas previstos pelo Projeto, aberto a todos os alunos do Campus da UEPA, em Vigia, durante a semana do calouro no início do próximo ano. Está previsto ainda a realização de um Workshop para os professores e uma visita técnica ao NUMA em Belém, possibilitando aos estudantes do campus da UEPA, em Vigia, conhecer o campus da UFPA.

Projeto – O Projeto busca promover a socialização do conhecimento científico na comunidade, tornando a participação de estudantes locais de extrema importância no cumprimento dessa meta. “Nós levamos o conhecimento científico em busca de criar mecanismos de socialização com as pessoas da comunidade e, ao mesmo tempo, nós e os nossos alunos, aprendemos lições incríveis. Foi nessa perspectiva que surgiu a ideia de estabelecer uma parceria com a UEPA, após o prof. Emerson entrar em contato comigo demonstrando interesse nesse diálogo”, explicou o professor Canto.

Ainda segundo ele, o interesse maior é ampliar a ação para além da Vigia, expandindo para um número maior possível de municípios do estado do Pará. “O processo é lento e ainda não temos o recursos suficientes para isso. Garantir a união do NUMA/UFPA com a UEPA poderá ser capaz de acelerar esse andamento”, conclui.

Texto e foto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA