Início > Notícias > Discentes do PROFIMA aprovam 3 trabalhos do 53º Congresso da SOBER

Discentes do PROFIMA aprovam 3 trabalhos do 53º Congresso da SOBER

Publicado: Terça, 19 Mai 2015 07:23 | Acessos: 2329

Entre os dias 26 a 29 de Julho de 2015, na cidade de João Pessoa no Estado da Paraíba, acontecerá o 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER. O Congresso da SOBER já é tradicional no meio acadêmico e não acadêmico por permitir diversas contribuições científicas para o debate em torno das questões relacionadas ao meio rural brasileiro.

Para o Congresso da SOBER foram submetidos um número extremamente significativo de trabalhos acadêmico-científicos, subdivididos em 13 Grupos de Trabalho coordenados por renomados pesquisadores de várias Universidades do Brasil. Para o referido evento, o Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente do Núcleo de Meio Ambiente – PROFIMA/NUMA – destacou-se com a aprovação de três artigos científicos escritos por discentes do curso de Especialização em Gestão Ambiental.

Os trabalhos foram desenvolvidos pelos discentes: André Cutrim Carvalho (Doutor em Desenvolvimento Econômico e Docente da Faculdade de Economia da UFPA) e Antônio Rodrigues da Silva Júnior (Graduado em Licenciatura em Geografia pelo IFPA), ambos, pertencentes ao PROFIMA/NUMA. Cabe ressaltar que dos três trabalhos aprovados pelos discentes em questão, dois deles foram escritos em inglês, porém, o mais importante é que todos os trabalhos foram desenvolvidos durante o curso de Especialização em Gestão Ambiental. São eles:

1. Institutions, Governance and Environmental Governance Mechanisms: Environmental Licensing and a Tracking the Bovine Chain in Pará State;
  2. The Dynamics of Forest Clearing in the State of Pará: a Focused Approach in Space Econometrics; e
  3. Uma Análise In Loco da Degradação Ambiental Hídrica: o caso da Microbacia Hidrográfica do Rio Peixe-Boi no Estado do Pará.

No âmbito regional, os mesmos discentes conseguiram aprovação de cinco trabalhos, na categoria “Resumos”, para apresentação na XII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES, evento este realizado na cidade de Santarém no Estado do Pará, nos dias 11 e 12 de Maio de 2015. Os trabalhos acadêmicos apresentados foram os seguintes:

1. Expansão da Fronteira Agropecuária e a Dinâmica do Desmatamento Florestal na Amazônia Paraense: uma Abordagem Neo-Institucionalista;
  2. Diagnóstico da Estrutura de Cluster da Indústria de Móveis de Madeira do Estado do Pará;
  3. A Questão Ambiental vista sob a Ótica da Economia Ambiental Neoclássica e da Lei da Entropia e das Leis da Termodinâmica;
  4. Análise Espacial do Crescimento e Distribuição da Criminalidade no Brasil; e
  5. Diagnóstico Espacial do Desenvolvimento e Disseminação do Suicídio no Brasil.

Para maiores informações sobre os artigos científicos, os e-mails de contato dos discentes são: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

André Cutrim Carvalho e Antônio Rodrigues da Silva JúniorAndré Cutrim Carvalho e Antônio Rodrigues da Silva Júnior