Início > Notícias > NUMA desenvolve oficina sobre práticas sustentáveis

NUMA desenvolve oficina sobre práticas sustentáveis

Publicado: Quinta, 19 Setembro 2019 10:57 | Acessos: 1200

A oficina sobre práticas sustentáveis com os alunos do ensino infantil da Escola de Aplicação ocorreram nos dias 18/09 e 01/10. As oficinas realizadas focaram na coleta seletiva e composteira doméstica. A atividade de foi realizada em parceria com a Coordenação de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação (COPEX- EA) e ações externas do NEA- GEDAF, coordenado pelo Prof. Aquiles Simões.

Por serem alunos da educação infantil a equipe de trabalho desenvolveu a história do Jacaré. Ana Salheb, integrante da equipe explica, "Foi um grande desafio, pois tivemos que adaptar a metodologia para que as crianças pudessem nos entender. Eu e o bolsista Leonardo Figueiredo tivemos á ideia de contar uma historinha simples que fosse adaptada para a nossa região. Então, o Leonardo desenvolveu a historinha e fomos montando. Foi ótimo na prática porque eles queriam entender através das figuras o que acontecia na história." Além da dinâmica de contação de história, utilizou-se o desafio dos local adequado dos resíduos a partir das cores e a  pinturas dos símbolos e cores da coleta seletiva.

José Tavares, técnico do NUMA comenta que foi "na verdade, um enorme e cuidadoso desafio. Vimos a necessidade de conversar com uma linguagem simples e com demonstrações próximas da realidade quanto a questão dos resíduo sólidos reaproveitáveis. Sobre a importância, acredito de verdade na necessidade de ensinarmos o mais cedo possível às crianças boas maneiras de respeito aos recursos naturais.  Elas são como novas árvores sedentas por boa informação e são ótima para assimilação, nos darão frutos da melhor qualidade".

Ao final a equipe plantou duas mudas de andiroba na escola para que as crianças possam regá-la ao longo do tempo.

José Tavares, Raimundo Lima, Ana Julia Salheb e Leonardo Figueiredo foram os responsáveis pela execução da atividade no dia. Terá ainda a segunda oficina no dia 01/10 com os alunos do ensino fundamental I sobre compostagem doméstica. A equipe agradece as coordenadoras Profª Lanna Karina Araújo do Ensino Fundamental I e Profª Tânia Medina do Ensino Infantil e ao Diretor adjunto Profº Mário Benjamin Dias.