Início > Notícias > UFPA, através do NUMA, firma acordo tripartite com instituições da França e Colômbia

Publicado: Quinta, 24 Setembro 2020 23:57 | Acessos: 941

Para a realização de um projeto em conjunto, a Universidade Federal do Pará, através do Núcleo de Meio Ambiente, assinou, no dia 04/09, o acordo tripartite com a Corporación Universidad de la Costa (CUC), da Colômbia, e a Le Mans Université, da França.

Celene Milanes
Celene Milanes (Cooperação científica - 02/2018)

A reunião aconteceu no gabinete do reitor Emmanuel Tourinho. Na ocasião da assinatura do acordo estiveram presentes a professora Marília Ferreira (Pró-Reitora de Relações Internacionais da UFPA),  professor Gilberto Rocha (diretor do Núcleo de Meio Ambiente -  NUMA da UFPA), o coordenador geral do projeto, professor François Laurent, o professor Aquiles Simões, responsável pelo acordo na UFPA e o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), professor Ronaldo Mendes.

“Agriculture et gestion des ressources naturelles sur la côté de la Colombie et en Amazonie brésilienne” é o projeto gerador do acordo que no prazo de dois anos objetiva fortalecer e estudar a gestão de recursos naturais e preservação da Amazônia brasileira e costa colombiana, além de ampliar a parceria entre as universidades e a internacionalização da UFPA.

Celebração do convênio com Le Mans (04/09/2019)

Prof. Aquiles Simões explica que o projeto "vai apoiar a mobilidade dos docentes entre os três países para ministrar cursos, palestras workshop, seminários e também realizar pesquisa de campo junto com os estudantes. Ao final os resultados serão apresentados em perspectivas comparadas e olhares cruzados entre as três instituições". O professor ressalta ainda que a cooperação para o nível do doutorado do PPGEDAM será muito relevante pois favorecerá o intercâmbio de discentes com a possibilidade de realização de teses em cotutela.

Mais informações sobre o projeto aqui (clique).

Confira os vídeos sobre o Prefalc

François Laurent, professor da Le Mans Universite, coordenador geral do Prefalc, fala desta parceria que apoia a mobilidade para estágios e intercâmbios na área de gestão ambiental: https://www.facebook.com/watch/?v=320641962592618

Celene Batista, diretora do Doutorado em Desenvolvimento Sustentável, da Corporación Universidad de la Costa (Barranquilla, Colômbia), comenta a participação na parceria Prefalc: https://www.facebook.com/UFPAOficial/posts/3241374425900195

Aquiles Simões, professor do Programa de Pós-Graduação de Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), do Núcleo de Meio Ambiemte (NUMA) da UFPA, fala um pouco do projeto da parceria firmada com a Corporación Universidad de la Costa (Barranquilla, Colômbia) e a Le Mans Université (França), por meio do Programa Regional França-América Latina e Caribe (Prefalc): https://www.facebook.com/UFPAOficial/videos/1616925005160653