Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > Semana do Meio Ambiente do NUMA
Início do conteúdo da página

Semana do Meio Ambiente do NUMA

Publicado: Segunda, 23 Mai 2022 16:03 | Acessos: 1287
imagem sem descrição.

O Núcleo de Meio Ambiente da UFPA promove uma extensa programação no mês de junho em comemoração ao dia mundial do meio ambiente. Com o tema “30 anos da Eco 92: avanços e perspectivas da gestão ambiental na Amazônia”, a programação conta com palestras, minicursos, rodas de conversa, oficinas e seminário.

A abertura do evento será no dia 07 de junho, no NUMA, com a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Mauro Ó de Almeida, que juntamente com o Rodolpho Zahluth Bastos, secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental (SEMAS), diretor do NUMA Gilberto Rocha e a diretora adjunta do NUMA, Socorro Flores farão reflexões sobre a gestão ambiental na Amazônia a partir da eco 92.

A escolha da temática representa o reconhecimento da importância da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992. A professora Socorro Flores ressalta que a “Eco 92 foi um marco para a gestão ambiental no sistema global e em especial para países como o Brasil, detentor de grande parte da maior floresta tropical da Terra, a Amazônia. A Conferência foi também conhecida como a Convenção Quadros, pois promoveu a discussão e aprovação de cinco importantes Convenções  Internacionais, sob os temas Desenvolvimento, Diversidade Biológica, Mudança Climáticas, Princípios Universais para o uso das Florestas e sobre a Agenda 21”. 

Sobre a gestão ambiental a professora destaca “esses novos pactos estabeleceram princípios que orientaram novos regramentos para balizar ações públicas na gestão ambiental em seus diversos desdobramentos em escala regional e local, impondo a necessidade de modernizar e criar instituições para o exercício da governança ambiental, um modelo no qual a sociedade, por meio de suas representações, participa no processo de tomada de decisão ambiental. Assim como esse modelo que vem sendo construído ao longo desses últimos 30 anos, é preciso olhar para os avanços propostos e avaliar para considerar as perspectivas da gestão ambiental na Amazônia.”

Toda a programação será de forma presencial com inscrições gratuitas que podem ser realizada através do preenchimento do formulário (https://forms.gle/jTVRwiHkYS2rWaYP7)

Haverá venda de livros da área ambiental com valores promocionais

Acompanhe a programação completa aqui: Programação da Semana do Meio Ambiente do NUMA-UFPA 2022.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 119

Yesterday 319

Week 1396

Month 5138

All 239926

Currently are 8 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions