Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > Professor do NUMA participou da instalação do Comitê Estadual de Elaboração do Planejamento Estratégico do Estado do Pará - PARÁ 2050
Início do conteúdo da página

Professor do NUMA participou da instalação do Comitê Estadual de Elaboração do Planejamento Estratégico do Estado do Pará - PARÁ 2050

Publicado: Segunda, 08 Agosto 2022 16:07 | Acessos: 122
imagem sem descrição.

O Professor Mário Vasconcellos Sobrinho foi convidado para palestrar no evento promovido pela SEPLAD (Secretaria de Estado de Planejamento do Pará) de instalação do Comitê Estadual de Elaboração do Planejamento Estratégico do Estado do Pará - PARÁ 2050. O evento ocorreu no dia 05 de agosto de 2022, no Teatro da Paz, em Belém.

O tema da palestra foi “Governança e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável”. O professor concentrou sua fala em dois desafios a serem enfrentados pelo PARÁ 2050. O primeiro se referiu ao cuidado de atender todas as dimensões do desenvolvimento sustentável. Disse que em muitos momentos já não usa mais o termo “desenvolvimento sustentável”, pois segundo ele, “se não for sustentável, não é desenvolvimento”. Assim, ele defende que o desenvolvimento só se dá pela sustentabilidade.

Sobre o segundo desafio, o professor se referiu a Governança como “uma tomada de decisão coletiva que envolve atores do governo, sociedade e mercado”. Em sequencia disse o professor, “o desafio maior é se implantar um sistema de governança para o desenvolvimento sustentável” em um estado tão diverso como é o Pará. Para o professor, “é necessário pensar um plano de desenvolvimento que se preocupe tanto com a relação entre o estado local e o mundo global quanto na relação intra-estadual, ou seja, para atender as demandas internas e os locais”.

O PARÁ 2050 é um planejamento de longo prazo, é a construção coletiva de uma agenda estratégica de Estado que irá nortear um conjunto de intervenções, em sintonia com as demandas da população e em respeito às especificidades locais e regionais. Sua construção envolve setores públicos, privados e da sociedade civil.

__

Texto: Antonia Ribeiro (Bolsista de Extensão)

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 78

Yesterday 69

Week 78

Month 3010

All 153033

Currently are 16 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions