Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > O 1º Congresso Amazônias: ambientes, territórios e desenvolvimento foi um sucesso
Início do conteúdo da página

O 1º Congresso Amazônias: ambientes, territórios e desenvolvimento foi um sucesso

Publicado: Terça, 13 Setembro 2022 11:11 | Acessos: 399
imagem sem descrição.

O Congresso Amazônias foi o 1º evento acadêmico científico realizado pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará. Em sua primeira edição contribuiu para consolidar a identidade do NUMA como Núcleo de Integração da UFPA, a partir da presença dos discentes de seus Programas de Pós-Graduação, bem como os discentes de iniciação científica (PIBIC) de diversas Faculdades e Cursos de graduação da UFPA, que foram orientados pelos docentes lotados no NUMA. 

O evento marcou a celebração do dia da Amazônia e iniciou com a palestra de abertura “As Amazônias no Contexto do Antropoceno'' com o palestrante Dr. Peter Mann de Toledo (INPE). Ao longo dos dias 5, 6 e 8 de setembro ocorreram apresentações orais, poster e mostra de inovações sociais, territoriais e tecnológicas. Os trabalhos foram divididos em três eixos: Gestão Ambiental; Uso e Aproveitamento dos Recursos Naturais e Tutela dos Recursos Ambientais na Amazônia. 

Professora Socorro Flores, coordenadora acadêmica e diretora interina, ressalta que “este Congresso inaugura um espaço para receber nossos egressos mostrando por meio de seus produtos a aplicabilidade dos resultados das pesquisas desenvolvidas tanto no Curso de Mestrado (PPGEDAM) como nos Cursos de Especialização (PROFIMA), o que é muito relevante, pois mostra um aspecto da extensão universitária contribuindo para o desenvolvimento local da Amazônia. No geral acreditamos ser muito positivo dar a oportunidade para os discentes apresentarem sua produção científica, concluídas ou em desenvolvimento, por meio de artigos, pôsteres e mostra de produtos. Gostaríamos de agradecer a participação dos docentes, da UEPA, da UFRA e UFPA que participaram como avaliadores dos trabalhos submetidos e apresentados. Ressalto ainda que teremos as publicações do evento contemplando os trabalhos aprovados, deixando desde já o convite para o II COAM que se realizará em 2023.” 

Marilene do Monte, estudante do PPGEDAM, que participou do congresso como apresentadora e como ouvinte, avalia o 1º COAM, “foi de grande relevância para o aprimoramento de conhecimentos, abertura para novas aprendizagens referentes ao contexto socioambiental Amazônico. Um repensar a nossa região, afim de proporcionar perspectivas para um desenvolvimento sustentável local e regional. O evento, foi realmente um diálogo de saberes. Dando- nos a possibilidade de dialogar sobre nossas práticas enquanto pesquisadores do PPGEDAM, reconhecer, interagir, com outras experiências incríveis de outros lugares que foram também apresentadas. Nos garantindo leques de sabedoria sobre o nosso território, as nossas Amazonias.”, pontua a estudante.

O professor André Farias (PPGEDAM/PROFIMA) que mediou o segundo dia do congresso, comentou sobre a importância da ciência produzida na Amazônia “É muito importante que, em um momento como esse, da nossa história, onde a ciência é atacada e não temos incentivo para estimular momentos de reflexão e produção, a gente apresenta um congresso como esse. É uma proposta que demonstra que na Amazônia se faz ciência e se produz ciência, um momento importante para que possamos demonstrar nossas pesquisas.” afirmou ele.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 9

Yesterday 111

Week 534

Month 4161

All 234421

Currently are 8 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions