Início > Notícias > PPGEDAM, GPSA-Amazônias e SEMMA de Marapanim realizam atividades acadêmicas no município

Publicado: Sexta, 04 Novembro 2022 09:17 | Acessos: 472

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (PPGEDAM/NUMA/UFPA), em parceria com o Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marapanim (SEMMA), realizaram nos dias 26 e 27 de outubro, atividades acadêmicas com alunos do mestrado e doutorado do PPGEDAM, no município de Marapanim.

O Prof. Dr. Otávio do Canto foi o responsável pelas atividades com a colaboração dos seus orientandos de doutorado Willian Fernandes e Márcia Santos e da equipe da SEMMA, Secretário Claudio Pinheiro e os técnicos Jean Ferreira e Cristina Rêgo.

Na noite do dia 26 a atividade ocorreu na orla do distrito de Marudá, com a exibição do documentário “Luiz Gutemberg: Uma História de luta na RESEX Mestre Lucindo”, sobre o processo de criação de Reserva Extrativista Marinha Mestre Lucindo, seguido de reflexões e debates entre os participantes.

No dia 27 foram realizadas duas oficinas de Cartografia Participativa na cidade de Marapanim, com o objetivo de compreender a pressão antrópica sobre os manguezais. A primeira oficina ocorreu pela manhã, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), e a segunda ocorreu à tarde, no espaço comunitário da Comunidade Sol Nascente. Ambas oficinas foram divulgadas na rádio local, e também por meio de informativos impressos que foram entregues à população local.

Estas atividades também estão vinculadas ao projeto “Indicadores geográficos de riscos de impactos climáticos na zona costeira urbana paraense”, que é financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento Científico (CNPq).O acolhimento e participação foram as melhores possíveis e, mais uma vez, a Universidade Federal do Pará, por meio do PPGEDAM e do GPSA-Amazônias procuram contribuir objetivando o desenvolvimento local no referido município e na Zona Costeira do Estado do Pará.

O documentário está disponível no Youtube, assistam: https://youtu.be/0a_OM7Yo2GY