Início > Notícias > Riziane Portal é a primeira discente a defender a tese no Doutorado Profissional do PPGEDAM

Publicado: Quinta, 15 Dezembro 2022 09:36 | Acessos: 644

A primeira defesa da Turma de Doutorado de 2019, do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), aconteceu no dia 14 de dezembro de 2022, às 9h30, no Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA). A aluna Riziane Duarte Portal Alves defendeu sua tese intitulada “ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E AGRICULTURA FAMILIAR EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: UMA VIA DE MÃO DUPLA”. O estudo foi orientado pela professora Ima Ima Célia Guimarães Vieira e teve a co-orientação do professor Dr. Luis Otávio do Canto Lopes.

A banca examinadora foi composta pelos docentes: Prof. Dr. Luis Otávio do Canto Lopes (presidente/coorientador); Prof. Dr. Xavier Simón Fernándes (UNIVIGO/ESPANHA) de forma virtual; Prof.ª. Dr.ª Xaene Maria Fernandes Duarte Mendonça (ICS/UFPA); Prof. Dr. Wagner Luiz Ramos Barbosa (PPGEDAM/UFPA) e Prof. Dr. Armando Lírio de Souza (ICSA/UFPA).

A tese contribui com o debate sobre políticas públicas voltadas para agricultura familiar, destacando o relevante papel das compras institucionais para os agricultores familiares inseridos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O Programa Nacional de Alimentação Escolar é uma das políticas públicas mais antigas do Brasil e é um dos maiores programas de alimentação do mundo. Ele é uma grande estratégia de segurança alimentar e nutricional e tem o intuito de promover saúde e a construção de hábitos alimentares com a oferta de refeições saudáveis dentro das instituições.

Sobre a estrutura da tese, Riziane Portal explica: “O trabalho está separado em quatro capítulos, o apêndice quatro é o produto da tese, por se tratar de um doutorado profissional. O produto é o Plano de Ação Aquisição e Fornecimento de Alimentos da Agricultura Familiar para o PNAE, que é o resultado da pesquisa aplicada.”

A pesquisa realizada pela doutoranda proporciona oportunidades de desenvolvimento que privilegiam o uso sustentável da biodiversidade amazônica, tendo sua aplicabilidade no desenvolvimento da esfera local, contribuindo com ações públicas e ainda com a missão das instituições estudadas, que tem como foco o desenvolvimento integrado de processos de ensino, pesquisa e extensão, além da produção de conhecimento e práticas sustentáveis, criativas e inovadoras integradas à sociedade.

Para Riziane, ser a primeira a defender a tese é uma responsabilidade muito grande: "Eu vim de um mestrado profissional e sei o quanto é difícil, mas gratificante não só fazer a pesquisa acadêmica, mas também dar um retorno para a sociedade em forma de produto aplicável”, relatou a doutoranda.

O que motivou Riziane a realizar a pesquisa foi a empiria do problema, pois o problema da pesquisa surgiu da sua prática profissional: “Eu trabalho em uma das instituições participantes da pesquisa e que tem muitas dificuldades para realizar a aquisição de alimentos da agricultura familiar para atender a alimentação escolar, além disso existe uma carência de estudos envolvendo as Instituições Federais de Ensino Superior(IFES), que por vezes aparecem como lacunas nas próprias legislações do Programa Nacional de Alimentação Escolar.”

Segundo o coordenador do PPGEDAM, Professor Cristian Nunes," O trabalho da Riziane é o primeiro de vários que ainda vão acontecer e contribui com um legado, com a Região e com outros parceiros.”