Início > Notícias > Estudantes de Geografia da UEPA de Barcarena visitam o NUMA

Estudantes de Geografia da UEPA de Barcarena visitam o NUMA

Publicado: Segunda, 16 Janeiro 2023 16:29 | Acessos: 447

No dia 13 de janeiro de 2023, na sexta-feira, às 9h, alunos de licenciatura e bacharelado em Geografia, do polo da Universidade Estadual do Pará (UEPA) de Barcarena, fizeram uma visita ao NUMA e conheceram nossas instalações.

O professor Christian Nunes foi quem apresentou o NUMA para os discentes, levou eles aos setores e contou um pouco da história do Núcleo de Meio Ambiente, além de falar sobre os projetos e cursos pertencentes ao NUMA.

O professor Daniel Sombra também acompanhou os alunos que participaram da visita, ele falou para eles sobre a importância da cartografia para a área dos geógrafos.

A professora Fabrícia Marques, da UEPA, acompanhou seus alunos na visita e comentou sobre a oportunidade: “Ao estudarem novas problemáticas fora do seu município, ao irem até outra instituição, como no caso a UFPA, é uma forma dos estudantes ampliarem a visão sobre a gama de oportunidades que existem fora daquele espaço.”

“Eles foram ao laboratório de geografia física, e de geoprocessamento da geografia, viram como estava organizado o campus, então isso tudo traz uma nova perspectiva para eles. Trás inclusive como foi apresentado pelo professor Christian, a oportunidade de fazer cursos de aperfeiçoamento ou até mesmo uma pós-graduação à distância.”

Segundo a professora, ao conhecer o NUMA, vários pontos lhe chamaram atenção, mas o principal foi a organização do Núcleo de Meio Ambiente: “Eu vi o NUMA muito bem distribuído nas suas tarefas, como o professor Christian destacou, a questão das parcerias é muito forte, entre instituições, diferentes pesquisadores, efetivos, visitantes, parcerias com instituições internacionais”. Outro ponto que lhe chamou atenção também foi a abertura da biblioteca tanto para o público interno quanto externo, e organizada de maneira online, para que os alunos de fora também possam consultar os livros.

A professora defende que a visita foi fundamental para que os discentes pudessem clarear suas ideias sobre suas temáticas de TCC, visto que eles estão no quarto semestre, ou seja, na metade da graduação que tem duração de quatro anos.