Início > Notícias > Palestra “Submissão de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos no Comitê de Ética em Pesquisa: Plataforma Brasil”

Publicado: Sexta, 19 Mai 2023 16:26 | Acessos: 342

O PPGEDAM realizou ontem (18/05) a palestra “Submissão de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos no Comitê de Ética em Pesquisa: Plataforma Brasil” para discentes, docentes e técnicos do Programa com o objetivo de subsidiar as pesquisas quanto às questões importantes do comitê de ética em pesquisa.

A palestra foi proferida pelo Wallace Raimundo Araújo dos Santos, membro do Comitê de ética em Pesquisa em Seres Humanos do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (CEP-ICS/UFPA). Professor e coordenador do PPGEDAM, Christian Nunes estava presente e deu boas-vindas aos participantes.

Um CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) tem o objetivo de defender os interesses do sujeito da pesquisa em sua integridade e dignidade, além de contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. Ele revisa os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos e cabe a este comitê a responsabilidade primária pelas decisões sobre a ética da pesquisa.

Segundo o palestrante: “Um dos objetivos do comitê é proteger o participante da pesquisa, pois ele é o elo mais fraco do processo de investigação”. Ele ressaltou também que é importante deixar esclarecida a autonomia do participante em aceitar ou não participar da pesquisa.

O professor também defende que: “É necessário que todos os documentos que o participante for assinar sejam com uma linguagem clara, direta e objetiva, para que ele possa entender os objetivos da pesquisa no qual vai participar.”

Para saber mais sobre a Plataforma Brasil, acesse: https://plataformabrasil.saude.gov.br