Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > Entrega dos certificados de conclusão do curso de Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental
Início do conteúdo da página

Entrega dos certificados de conclusão do curso de Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental

Publicado: Terça, 04 Julho 2023 10:24 | Acessos: 1007
imagem sem descrição.

O Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará realizou, na manhã de ontem, (03/07), a entrega dos certificados de conclusão de curso da primeira turma de Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental do Programa de Formação Interdisciplinar de Meio Ambiente (PROFIMA) . A cerimônia contou com a presença dos egressos, do Prof. Gilberto Rocha (Diretor do NUMA), Christian Nunes (Coordenador do Curso)  e demais professores.

A primeira turma de Geoprocessamento e Análise Ambiental do NUMA foi na modalidade de educação a distância (EAD), o que permitiu que alunos do Estado do Pará e de outras 14 unidades da federação pudessem efetivamente cursar a especialização. Ao todo, 150 alunos ingressaram no curso. Destes, 134 concluíram, perfazendo 89,33% de aproveitamento. Ressalta-se que 44 alunos tiveram a oportunidade de concluir o curso com bolsas integrais.

Durante a cerimônia, os professores Christian Nunes e Daniel Sombra destacaram a importância do curso para a área de Geoprocessamento e enfatizaram a participação e a parceria que a coordenação teve dos discentes que repetiu na alta qualidade do curso no formato EAD. “O Numa e seu corpo docente e administrativo estão satisfeitos por essa etapa cumprida, um curso de caráter inovador com alta demanda nacional e internacional” comentou o Prof. Christian Nunes.

Bárbara Paiva, egressa do curso, ressalta que a especialização foi muito importante para a atualização e evolução profissional dela, "sou Geógrafa, bolsista CNPq e atuo como pesquisadora no projeto TerraClass que mapeia o uso e cobertura da terra no bioma Amazônia. Essa formação trouxe o que há de mais novo na área de geotecnologias com os melhores professores da atualidade nas áreas de conhecimento, dentre eles: uso de softwares livres de mapeamento e programação utilizando o sensoriamento remoto; uso de Drone; aplicação dos equipamentos topográficos; além da elaboração do Cadastro Ambiental Rural e o Cadastro Técnico Multifinalitário. Foi uma excelente oportunidade fazer parte dessa formação, saio muito satisfeita por me tornar especialista por esse programa", comenta a egressa.

A turma apresentou um perfil diversificado, constituído de funcionários públicos, professores que atuam no campo e na cidade, profissionais de formação diversificada como engenheiros ambientais, engenheiros florestais, engenheiros sanitários, engenheiros de produção, licenciados em geografia, bacharéis em geografia, geólogos, biólogos, agrônomos, bacharéis em direito, arquitetos e urbanistas o que marca a trajetória da interdisciplinaridade do PROFIMA. Assim, a inserção e a participação dos alunos em todas as atividades do curso representou um fator de sucesso da qualidade de ensino, qualificação da produção do conhecimento.

Os trabalhos de conclusão de curso orientados refletem esse campo diverso. Alguns desses foram selecionados para compor o livro "Geoinformação e Análises Socioambientais", disponível para download no endereço: http://gaptaufpa.blogspot.com/2023/02/livro-gratuito-para-download.html?m=1.

O curso de especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental, que tem previsão de uma segunda turma ainda em 2023, trata-se não apenas de um curso de formação, mas de intervenção, pelos seus formandos, nas políticas públicas e na ação local. E nos próximos meses de 2023, pelo PROFIMA, será lançado, também no formato EAD o curso de Educação Ambiental e Sustentabilidade, além da segunda edição do Geoprocessamento e Análise Ambiental, os interessados poderão inverter mais informações no site e pelas redes sociais do Numa.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 3

Yesterday 1

Week 1063

Month 6752

All 241540

Currently are 16 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions