Início > Notícias > Viagem de campo do Grupo de Pesquisa GPSA-Amazônias para a APA Algodoal Maiandeua

Publicado: Quinta, 26 Outubro 2023 09:24 | Acessos: 238

Entre os dias 16 e 17 de outubro, os integrantes do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) realizou uma viagem de campo para a Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal Maiandeua. Estiveram presentes nas atividades o Prof. Otávio do Canto, Evelyn Souza e Herbert Peixoto.

Ambas as atividades estão relacionadas aos projetos “Indicadores geográficos de riscos de impacto climático na zona costeira urbana paraense”, coordenado pelo professor Otávio do Canto e “Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do estado do Pará”, coordenado pelo professor Norbert Fenzl. Os projetos são apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA).

No dia 16 de outubro, o professor Otávio do Canto reuniu com o professor de literatura, Flavio de Brito e com o professor de Ciências, Luís Couto, da escola Maria de Lourdes Ferreira para falar sobre o trabalho de representação cartográfica da ilha de Algodoal. Foi também realizada a entrega de uma via impressa do mapa da Cartografia Participativa da Vila de Algodoal em algumas pousadas da ilha.

Já no dia seguinte, o grupo participou de uma Reunião do Conselho Deliberativo da APA Algodoal, em que foi realizada a entrega do mapa da Cartografia Participativa da Vila de Algodoal apresentada na versão impressa e também na versão digital por meio de um QR Code. O professor Otávio do Canto, na função de Conselheiro da APA Algodoal Maiandeua, falou sobre as problemáticas que ocorrem na ilha, e também sobre os trabalhos realizados no local por meio da UFPA.