Início > Notícias > Membros do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) desenvolvem atividades em Salvaterra, no Marajó

Publicado: Quinta, 26 Outubro 2023 09:44 | Acessos: 473

Entre os dias 18 e 21 de outubro, os integrantes do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) realizaram uma viagem de campo para Salvaterra, no Marajó. Estiveram presentes os coordenadores dos projetos desenvolvidos, Prof. Otávio do Canto e Prof. Norbert Fenzl, além de Evelyn Souza, Herbert Peixoto e Waldilene Garcia. O grupo realizou visitas às comunidades quilombolas Vila União, Boa Vista e São Benedito da Ponta.

As atividades são relacionadas aos projetos “Indicadores geográficos de riscos de impacto climático na zona costeira urbana paraense”, coordenado pelo professor Otávio do Canto e “Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do estado do Pará”, coordenado pelo professor Norbert Fenzl. Os dois projetos são apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA).

A primeira visita ocorreu na residência do presidente da Associação Quilombola de Boa Vista, Osvaldo Medeiros. Ainda na comunidade, houve uma reunião com outras lideranças quilombolas, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Quilombola de Boa Vista, com a participação de Simone Silvanedo (presidente da comunidade quilombola de Siricari), Mariele Santos (presidente da associação São Benedito da Ponta) e Lindiara Souza (professora responsável). Posteriormente foram realizadas visitas às comunidades Vila União, Mangueiras e Salvar. A reunião teve como objetivo conversar sobre o interesse de atualização de um mapa da Cartografia Participativa realizada na comunidade quilombola Deus Me Ajude, em 2017, fruto da dissertação de Raphaela Leão, pelo PPGEDAM.

Durante a visita de campo também houveram atividades voltadas à educação ambiental, com foco na gestão ambiental na zona costeira paraense e na poluição por resíduos sólidos, com as doutorandas Evelyn Souza e Waldilene Garcia, nas escolas e comunidades quilombolas. Em todas as visitas o professor e líder quilombola da comunidade Deus Ajude, José Luíz Souza, conhecido nas comunidades como "Deco", esteve presente.

Enquanto parte da equipe realizava as visitas nas comunidades quilombolas, outra parte estava no distrito de Jubim/Salvaterra, que é conhecido pela atividade pesqueira. Neste distrito foram realizadas entrevistas com três pessoas: um morador local que pesca somente aos finais de semana e outros dois que possuem a pesca como fonte basilar de sobrevivência, com a ajuda de suas respectivas esposas, que também desempenham a atividade.

No distrito de Joanes/ Salvaterra foram realizadas mais entrevistas e também a visita às ruínas de Joanes, para localizar os pontos de erosão costeira, já vistos em imagens de satélite por Herbert Peixoto. Foram realizadas entrevistas com pescadores e pescadoras do município de Água Boa. No último dia de viagem, foi realizada uma visita à comunidade Cururu, para realizar entrevistas com pescadores e observar a dinâmica da atividade pesqueira no porto de Cururu.