Início > Notícias > CNPq recebe inscrições para o XIII Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte 2023

CNPq recebe inscrições para o XIII Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte 2023

Publicado: Sexta, 19 Janeiro 2024 09:19 | Acessos: 239

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, nesta terça-feira, 26, o XIII Prêmio de Fotografia- Ciência & Arte 2023, destinado a contemplar imagens produzidas por estudantes de graduação e de pós-graduação, graduados e pós-graduados, docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros com visto permanente no Brasil. Os interessados podem se inscrever em uma das duas categorias – Imagens Produzidas por Câmeras Fotográficas ou Imagens Produzidas por Instrumentos Especiais – a partir do dia 29 de dezembro. O prazo para a submissão de candidaturas vai até as 18h (horário de Brasília) do dia 9 de fevereiro de 2024. Cada categoria premiará até três candidatos. Os documentos necessários à inscrição e condições de qualificação estão no Regulamento disponível no site do Prêmio.

Os contemplados nesta edição receberão premiações em dinheiro no valor de R$ 15 mil, para o classificado em primeiro lugar; R$ 10 mil, para o agraciado com o segundo lugar; e R$ 5 mil, para o ganhador do terceiro lugar de cada categoria. Além disso, os ganhadores do Prêmio receberão um diploma e passagens aéreas e diárias, para que recebam a premiação em cerimônia presencial a ser realizada durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá de 7 a 13 de julho de 2024, na Universidade Federal do Pará, em Belém. Os resultados do Prêmio serão divulgados até maio de 2024, no site do Prêmio e/ou no portal do CNPq.

A escolha dos candidatos será feita por Comissão Julgadora multidisciplinar, que avaliará os trabalhos considerando sua originalidade, o impacto visual, o domínio da técnica e da estética, a relevância da imagem para a pesquisa e a contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica. Na categoria I, imagens produzidas por câmeras fotográficas, não serão aceitas imagens com tratamento, edição ou manipulação.

Os autores das imagens premiadas deverão encaminhar ao CNPq termo assinado de cessão de direitos, licenciamento e autorização de uso pleno da imagem, ficando resguardado seu direito de apresentar as imagens em exposições, reuniões e congressos, além de permitir sua divulgação pela imprensa ou por qualquer outro meio. O CNPq terá o direito de usar as imagens premiadas, em sua totalidade ou em parte, para impressão e demais fins de divulgação científica.

TEXTO: Divulgação CNPq

ARTES: Divulgação CNPq