Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > Seminário sobre Grandes Projetos na Amazônia lota auditório do IG
Início do conteúdo da página

Seminário sobre Grandes Projetos na Amazônia lota auditório do IG

Publicado: Sexta, 26 Mai 2017 10:50 | Acessos: 1397

A comunidade acadêmica e o público em geral lotaram o auditório do Instituto de Geociências (IG), na UFPA, na manhã desta quinta-feira, 25. O motivo: acompanhar o "1º Seminário Impactos Socioambientais de Grandes Projetos na Amazônia: crise, conflitos e perspectivas". Sob a organização do Prof. Dr. André Farias, o evento fez parte das comemorações dos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA).

O Seminário teve como objetivo permitir a reflexão crítica sobre os projetos de maiores impactos socioambientais no Pará e problematizá-los a partir de novas perspectivas, permitindo assim pensar o futuro sustentável de nossa Região. A ideia para evento surgiu a partir de um esforço coletivo envolvendo os discentes da disciplina “Impactos Ambientais dos Grandes Projetos na Amazônia”, ministrada pelo Prof. Dr. André Farias, no âmbito do PPGEDAM. A iniciativa  conta ainda com o apoio dos pesquisadores e discentes do Grupo de Pesquisa Avaliação Ambiental dos Grandes Projetos na Amazônia (GAAGEPAM) e Membros do Projeto de Pesquisa Hidrelétricas, Sociedade e Ambiente no Estado do Pará (HISAM).

Impactos -  O primeiro painel do evento reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade e do estado para um debate sobre as contradições, os conflitos e as perspectivas dos impactos socioambientais de grandes projetos na Amazônia. Dentre os participantes, estavam presentes representantes do MPE, Ibama, FAMEP e SECTET. Leandro Aranha, do Ibama no Pará, questionou durante seu discurso qual tipo de desenvolvimento as pessoas desejam para a Amazônia. Segundo ele, dependendo da maneira como os grandes projetos são implantados, impactos negativos podem ser irreversíveis. "É preciso passar a planejar algo que traga desenvolvimento para a Amazônia, sem grandes consequências", ressaltou.

Grandes projetos - A (re) configuração da Amazônia, a partir dos anos 2000, é resultado de uma política desenvolvimentista planejada pelo Estado brasileiro, onde os Grandes Projetos continuaram sendo protagonistas. Hidrelétricas, Infraestrutura Logística (Portos, Estradas e Ferrovias), Projetos Agropecuários, Mineração e Monocultivos reafirmaram o processo histórico de consolidação da Região como exportadora de commodities. Por outro lado, os impactos e conflitos socioambientais têm apresentado tendência de crescimento, anulando os possíveis impactos positivos no trabalho e na renda regionais.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 57

Yesterday 202

Week 1411

Month 3846

All 245781

Currently are 6 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions