Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > Professora Socorro Flores discute Educação Ambiental no III Seminário de Sustentabilidade
Início do conteúdo da página

Professora Socorro Flores discute Educação Ambiental no III Seminário de Sustentabilidade

Publicado: Quarta, 17 Setembro 2025 10:15 | Acessos: 10

A Professora Socorro Flores, do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), participou do "III Seminário de Educação Ambiental e Sustentabilidade: Diálogos para a COP30", realizado em 12 de setembro, no auditório Benedito Nunes. A docente integrou o painel "Educação Ambiental na Educação Básica", onde destacou a importância de uma abordagem abrangente para a sustentabilidade.

Em sua apresentação, a Prof.ª Socorro Flores abordou os princípios e fundamentos da Educação Ambiental Sustentável, enfatizando a construção da cidadania plena. Ela ressaltou que esse processo deve ocorrer tanto no âmbito formal — nos sistemas de ensino — quanto no âmbito não formal — envolvendo a sociedade civil organizada e o setor produtivo.

A relevância do evento e a conexão com a COP30

A professora avaliou o seminário como de grande relevância, pois conecta a agenda de Belém como sede da COP30 com a gestão de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana. Um ponto central do debate foi a implementação de Centros de Valorização dos Resíduos (CVR), um modelo já em funcionamento no Paraná, que visa dar a destinação correta ao resíduo sólido.

O evento contou com a participação de diversos grupos de catadores organizados em cooperativas, o que, segundo a professora, demonstra que a gestão de resíduos sólidos é diretamente ligada à governança e à participação imprescindível da sociedade civil organizada.

Para a docente, a reflexão sobre a produção de resíduos sólidos leva a um questionamento sobre o modelo de consumo global, que tem um impacto direto no nível local e nas alterações climáticas. Nesse sentido, as discussões sobre a mudança de consumo são cruciais para o debate na Conferência das Partes.

Sustentabilidade no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA

A Prof.ª Socorro Flores, membro da Comissão Permanente de Sustentabilidade na UFPA, também destacou que a sustentabilidade é um dos eixos que integra o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPA para os próximos dez anos. Para ela, a universidade deve praticar a Educação Ambiental de forma permanente, por meio de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, e com a atuação de seus grupos de pesquisa.

"A UFPA faz parte desse sistema de governança", afirmou a professora, ressaltando o papel da instituição em colaborar com pesquisas e devolver o conhecimento à sociedade. "É importante que a universidade dê um retorno prático para a sociedade, por exemplo, para as cooperativas, motivando assim a troca de conhecimento em prol do desenvolvimento, que é um Direito Fundamental", concluiu.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 283

Yesterday 755

Week 1991

Month 8502

All 335888

Currently are 16 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions