Núcleo de Meio Ambiente realiza encontro com representantes do CREA/PA a Mútua/PA
Foi realizada uma reunião institucional na sede do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, com o objetivo de estreitar as relações interinstitucionais e iniciar tratativas para a construção de um acordo de cooperação técnica entre a UFPA/NUMA e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA/PA) e a Mútua/PA. O encontro contou com a presença do Diretor em exercício da Unidade, Prof. Dr. André Luís Assunção de Farias, do Prof. Dr. Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes, da assessora parlamentar do CREA/PA, Juliana Niederauer, e do Diretor-Geral da Mútua/PA, Josué Rocha, tendo ocorrido no dia 16 de dezembro de 2025.
A parceria visa aprimorar a formação dos profissionais das engenharias e geociências, capacitando-os e qualificando-os para atuar no enfrentamento das demandas ambientais locais decorrentes das mudanças climáticas, que exigem a renovação das práticas profissionais, especialmente no desenvolvimento de tecnologias sociais aplicáveis ao território local.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA/PA) é o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar as profissões de engenharia, agronomia e geociências, enquanto a Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA (Mútua) é uma entidade sem fins lucrativos que oferece benefícios sociais, assistenciais e previdenciários — como planos de saúde, auxílios e financiamentos — aos profissionais registrados no CREA. Ambas integram o Sistema CONFEA/CREA/Mútua, considerado o maior Conselho Profissional do mundo, que zela pela ética e pelo desenvolvimento dos profissionais das engenharias e geociências no Brasil.
Como resultado, ficou estabelecido que a futura cooperação deverá abranger as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, por meio, respectivamente, da oferta de cursos de curta duração, da criação de uma residência ambiental junto aos escritórios do CREA/PA e da atuação recíproca em projetos já existentes nas instituições, como cartografia e georreferenciamento, agricultura familiar, aproveitamento de água, jovens educadores e CREA Jr.
Mídias Sociais