Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English French Spanish
Início > Laboratórios
Início do conteúdo da página

Laboratórios

Publicado: Quarta, 08 Novembro 2017 12:23 | Acessos: 1244

Para o desenvolvimento das atividades de pesquisa interdisciplinar, o NUMA é estruturado em Laboratórios e Grupos de Pesquisa. São espaços físicos com equipamentos adequados às atividades de pesquisa, pesquisa-ação e extensão. Com exceção do Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica (LARC) que está na Área Acadêmica 1, os laboratórios e salas de reunião dos grupos de pesquisa estão alocados na Área Acadêmica 2. Os laboratórios e grupos de pesquisa que atuam dentro das atividades fins do Programa estão abaixo descritos. Destaca-se que todos estão devidamente registrados no diretório do CNPq e são compostos tanto por professores do NUMA quanto por professores de outras unidades acadêmicas da UFPA, que atuam e/ou cooperam com os grupos de pesquisa, tais como geografia, direito e engenharia civil, bem como professores de outras instituições como a EMBRAPA e UFRA.

  1. Laboratório de Estudos e Gestão do Território – LAET;
  2. Laboratório de Etnofarmácia: Documentação e Investigação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos – LAEF;
  3. Laboratório de Educação, Meio Ambiente e Cultura – LEMAC;
  4. Laboratório de Estudos Municipais para o Ordenamento do Território – LAEM;
  5. Grupo Tauã – Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Inovação Tecnológica na Amazônia;
  6. Grupo de Pesquisa Biodiversidade, Sociedade e Território na Amazônia – BEST Amazônia;
  7. Grupo de Pesquisa Avaliação Ambiental de Grandes Projetos na Amazônia – GAAGPAM;
  8. Grupo de Pesquisa Aproveitamento de Água da Chuva na Amazônia, Saneamento e Meio Ambiente na Amazônia – GPAC Amazônia.

Por tratar-se de laboratórios de pesquisa na área interdisciplinar de gestão ambiental e uso e aproveitamento dos recursos naturais, tais laboratórios são equipados basicamente com 1 desktop, 2 laptops e impressora em cada sala. No caso de necessidade de elaboração de mapas e cartogramas, a responsabilidade de apoio é do Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica (LARC) que está na Área Acadêmica 1 e possui 7 computadores e impressora específica para tal fim. No caso específico de desenvolvimento ou experimentação de produtos, o PPGEDAM se utiliza de laboratórios dos institutos disciplinares da Universidade. Este é o caso do LAEF que utiliza os laboratórios da Faculdade de Farmácia do Instituto de Ciências de Saúde e do GPAC que utiliza os laboratórios da Faculdade de Engenharia do Instituto Tecnológico. Este último, entretanto, tem aos poucos adquirido seus próprios equipamentos para funcionamento independente. De fato, dependendo do tipo de suporte necessário para a realização dos trabalhos de pesquisa, o PPGEDAM busca apoio em laboratórios de outros institutos da UFPA e de órgãos de pesquisa do Estado, em particular nas instituições nas quais os docentes do Programa têm vínculo ou relação de pesquisa, tais como: Museu Paraense Emílio Goeldi, EMBRAPA Amazônia Oriental e Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

A entrada de novos professores no PPGEDAM vem demandando espaços para abrigar os novos grupos interdisciplinares de pesquisa que, entretanto, serão aos poucos alocados dentro dos espaços existentes a partir da readequação da área física, sobretudo da Área Acadêmica 3. Os grupos de pesquisa são: (a) Grupo Novo Institucionalismo Econômico e Fronteiras (GNIEF); (b) Grupo de Estudos sobre a Diversidade da Agricultura Familiar (GEDAF); (c) Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA). No momento, a infraestrutura de apoio a esses grupos de pesquisa estão nos respectivos institutos e núcleos de origem dos pesquisadores.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 82

Yesterday 84

Week 166

Month 3065

All 36567

Currently are 20 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions