Início > Notícias > NUMA ofertará disciplinas para alunos de graduação em consonância com as novas diretrizes de flexibilização curricular

Publicado: Quinta, 18 Julho 2019 11:44 | Acessos: 1027

O Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) ofertará disciplinas de caráter interdisciplinar para estudantes dos cursos de graduação da UFPA. Essa iniciativa é um dos projetos da universidade para melhorar ainda mais a qualidade do ensino de graduação na instituição.

A oferta de disciplinas foi possível a partir da aprovação da RESOLUÇÃO N. 5.107, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018 que prevê a flexibilização curricular dos cursos de graduação da instituição. Conforme a resolução, a flexibilização curricular é a possibilidade de o discente decidir autonomamente sobre partes das atividades de formação a serem cursadas. Assim, compete ao discente definir as atividades curriculares flexibilizadas dentre aquelas ofertadas pelas diversas Unidades e Subunidades Acadêmicas da UFPA, ou de outras Instituições de Educação Superior.

O Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) foi criado com objetivo de integrar diferentes áreas de conhecimento e desenvolver a ciência a partir da proposição de soluções para problemas complexos. Atualmente o NUMA possui dois programas interdisciplinares voltados às questões ambientais: o Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente (PROFIMA) e o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM). Além de atuar nesses programas, os docentes do NUMA também atuam nos cursos de graduação da UFPA, ministrando disciplinas e orientando estudantes de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. A aprovação da resolução trouxe a possibilidade de elaboração de atividades curriculares interdisciplinares para a graduação com enfoque ambiental.

As disciplinas a serem ofertadas pelo NUMA aos cursos de graduação da UFPA têm como características instrumentalizar os estudantes na análise crítica de problemas complexos a partir de demandas sociais, econômicas e ambientais.

No primeiro semestre de 2019 o NUMA ofertou a primeira disciplina para graduação “Natureza, Saúde e Cidadania” com carga horária de 60 h. No segundo semestre estão sendo ofertadas as disciplinas: “Meio Ambiente e Pecuária na Amazônia”, “Agrossilvicultura na Amazônia”, "Natureza, saúde e cidadania" e "Diversidade Socioambiental na Amazônia". A matrícula e mais informações podem ser obtidas com os professores das disciplinas pelo SIGAA. Segue, abaixo, mais detalhes sobre as disciplinas:

Professor: Wagner Luiz Ramos Barbosa

Disciplina: Natureza, saúde e cidadania.

Carga horária: 60h

Período: 22/08/2019 a 28/11/2019

Professor: Aquiles Simões

Disciplina: Diversidade Socioambiental na Amazônia.

Carga horária: 60h

Período: 07/10/2019 a 25/10/2019

Professora: Rosana Quaresma Maneschy

Disciplina: Agrossilvicultura na Amazônia