Início > Notícias > NUMA segue promovendo oficinas de captação de água da chuva à comunidade

NUMA segue promovendo oficinas de captação de água da chuva à comunidade

Publicado: Quinta, 25 Julho 2019 11:30 | Acessos: 1011

O público desta vez foram os alunos da escola Zoon Education que participaram no dia 27 de junho da oficina de construção do sistema de captação de água da chuva com o objetivo de entender o sistema para depois realizar a instalação do mesmo em um abrigo de animais em Belém.

A oficina foi ministrada pelos técnicos do NUMA. José Tavares explica que "a oficina aconteceu com cisterna de 240 L e construímos também um protótipo com um balde de 3,5 L. Essa turma de alunos vão implantar dentro do sistema um mecanismo através de computador para verificação de pH, condutividade e outros automaticamente. Neste etapa, queremos aprender com eles e implantar também aqui no NUMA nas nossas experimentações".

O Prof. Alan Raiol, da escola Zoon Education, que acompanhou a turma, esclarece que "a ideia surgiu a partir do Torneio Brasil de robótica, que desafia os alunos a propor soluções que envolvam o uso da água para animais, com foco no desenvolvimento sustentável. A próxima etapa consiste na instalação do sistema no abrigo Aufamily, em outeiro, onde iremos verificar o ganho que terão ao utilizar o sistema instalado, principalmente sobre a redução dos custos de energia. Os alunos também irão desenvolver uma pequena sonda para pedir a qualidade da água coletada pelo sistema de captação de água da chuva " o Professor avalia a atividade, "a experiência foi extremamente proveitosa, os facilitadores conduziram muito bem e possibilitaram aos alunos um fácil entendimento. As expectativas foram mais que atendidas".