Início > Notícias > Workshop Internacional marca a celebração do convênio entre a UFPA e a Universidade de Le Mans

Publicado: Quarta, 28 Agosto 2019 14:30 | Acessos: 832

O evento será realizado no dia 04/09, no Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará.

"Territórios e Paisagens: entre desmatamento e serviços ecossistêmicos" é o tema do Workshop Internacional que será realizado no dia 04/09, no Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará com a presença do Professor Dr. François Laurent e Dr. René Poccard-Chapuis.

O evento faz parte da celebração do convênio entre a UFPA e a Universidade de Le Mans da França, que será executado através do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia e seus grupos de pesquisa. O convênio envolve cooperação técnica e científica para ampliar a internacionalização do PPGEDAM, favorecendo intercâmbios científicos e mobilidade de docentes e discentes inscritos nas temáticas que envolvem as relações entre atividade agropecuária, meio ambiente e território.

Prof. Aquiles Simões, coordenador do Grupo de Estudos Diversidade Socioagroambiental na Amazônia (GEDAF) e responsável cientificamente pelo convênio na UFPA, ressalta que "buscar-se-á uma sólida cooperação entre a Unidade Mista de Pesquisa Espaços e Sociedades (UMR ESO – Espaces et SOcietés), a qual se vincula o prof. François Laurent, e os grupos de pesquisa do PPGEDAM com temáticas afins. Esse tipo de cooperação fortalece o doutorado profissional do PPGEDAM/NUMA, aprovado pela CAPES e que obteve conceito 5 na área interdisciplinar".

A celebração do convênio e a realização do Workshop contam com o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP). O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas no dia e local do evento.  Confira a programação abaixo ou baixe aqui:

Workshop Internacional  - Dialógo Francoamazônico | TERRITÓRIOS E PAISAGENS:  entre desmatamento e serviços ecossistêmicos.

Dia 4 de setembro de 2019 – 08:20h às 12:30h.

Local: Auditório do Núcleo de Meio Ambiente

8:20H - Abertura

8:30H - Conferência “Controle do desmatamento e intensificação agrícola em Paragominas: processos e limites” – Prof. Dr. François Laurent - Universidade de Le Mans  - França

9:10H – Conferência “Dinâmicas de paisagens e oportunidades para serviços ecossistêmicos no Sudeste Paraense” – Dr. René Poccard-Chapuis – CIRAD - França

9:50H – Debate com o Prof. Dr. Aquiles Simões -  UFPA/NUMA/PPGEDAM/GEDAF

10:10 H – Intervalo

10:30 H - Diálogo Reflexivo com os participantes, mediação do Prof. Dr. Otávio do Canto - UFPA/NUMA/PPGEDAM

11:30 H – Cerimônia de celebração do convênio com a Universidade de Le Mans – Reitoria, PROINTER, PROPESP, NUMA.