Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > PPGEDAM e NUMA celebram convênio com a Universidade de Le Mans
Início do conteúdo da página

PPGEDAM e NUMA celebram convênio com a Universidade de Le Mans

Publicado: Quinta, 05 Setembro 2019 13:27 | Acessos: 144

Workshop Internacional marca a celebração do convênio entre a UFPA e a Universidade de Le Mans.

imagem sem descrição.
Dr. François Laurent

Através do workshop internacional, ocorrido ontem (04/09), o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) e o Núcleo de Meio Ambiente(NUMA) celebraram o convênio com a Universidade de Le Mans (França). O evento ocorreu no NUMA com a presença de Pró-Reitores da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O convênio envolve cooperação técnica e científica para ampliar a internacionalização do PPGEDAM, favorecendo intercâmbios científicos e mobilidade de docentes e discentes inscritos nas temáticas que envolvem as relações entre atividade agropecuária, meio ambiente e território.

Dr. René Poccard-Chapuis

Durante a celebração, Prof. Gilberto Rocha, diretor no NUMA, enfatizou a internacionalização como um valor intrínseco ao NUMA, "desde sua concepção e ao longo do tempo, diversas relações foram estabelecidas com universidades estrangeiras. Hoje é um dia muito importante, uma nova universidade francesa se apresenta para descortinar novas relações, ou aprofundar relações, pois a medida que a gente se aproxima se consegue ver as conexões e proximidades que se expressão pela geografia, economia, ciência política, sociologia e antropologia; todos são acolhidos aqui por conta do campo interdisciplinar que é a questão ambiental". O  Prof. François Laurent (Universidade de Le Mans) ressaltou a importância da parceria, "para nós, é muito importante esse convênio porque faz parte da estratégia da minha instituição que corresponde ao domínio de pesquisa importante da universidade sobre o desenvolvimento territorial, da sustentabilidade dos territórios, da questão do desenvolvimento agrícola e a conservação do meio ambiente".

Na celebração ocorreram as conferências  “Controle do desmatamento e intensificação agrícola em Paragominas: processos e limites”  com o Prof. Dr. François Laurent  e “Dinâmicas de paisagens e oportunidades para serviços ecossistêmicos no Sudeste Paraense” com o Dr. René Poccard-Chapuis – CIRAD (França). Sobre as conferências, o estudante do curso de Tecnologias e Geoprocessamento, Marcio Cristiano, considera a temática do evento muito importante pra sua turma "até mesmo para elucidar muitas dúvidas e esclarecer a importância que o nosso curso tem para a Amazônia, principalmente nesse cenário que estamos vivendo de desmatamento e queimadas". Ewerton Moraes, pesquisador do SIPAM, ressalta, "as conferências mostram resultados relevantes que é importante pra ter uma ideia de como essa dinâmica ecossistêmica abrange toda a Amazônia Legal de uma forma geral".

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 28

Yesterday 44

Week 575

Month 2060

All 64015

Currently are 3 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions