Início > Notícias > “Desafios sociopolíticos da gestão da água e governança territorial” foi o tema do VI Colóquio Franco Brasileiro

Publicado: Sexta, 01 Novembro 2019 11:15 | Acessos: 760

O Núcleo de Meio Ambiente, da Universidade Federal do Pará, recebeu o VI Colóquio Franco Brasileiro, nos dias 29 a 31 de outubro de 2019. O evento compartilhou resultados do projeto de pesquisa "Desafios sociopolíticos da gestão da água e governança territorial" (MCTI/CNPq), iniciado em abril de 2017.

Sob a perspectiva socioterritorial e política da água, pesquisadores brasileiros e franceses, interessados na articulação da ação pública com o território e o ambiente, reuniram-se nesses três dias com uma extensa programação.

No primeiro dia, a conferência de abertura foi proferida pelo Prof. Antonio Carlos Diegues, seguidos por dois painéis e os trabalhos foram encerrados com a sessão especial - "Intercâmbio com a Sociedade Civil - As águas de/em Belém (PA) no Una e Tucunduba face aos poderes públicos" com a presença de Alexandre Costa, representante da Frente dos Moradores Prejudicados da Bacia do Una (FMPBU) e Joelma Ferreira, liderança comunitária do Guamá. No segundo dia, a programação continuou com painéis e a conferência sobre “A água e seus usos: o papel dos poderes públicos em contexto de risco” com Thomas Ribemont (Universidade Paris 13 – Sorbonne Paris Cité); O grupo de carimbó Flor do Pará, liderado pela vocalista Ilma Maria, encerrou as atividades do dia. Ontem, 31/10, a programação seguiu com a reunião dos pesquisadores sobre balanço, propostas para construção de uma agenda interinstitucional de pesquisa, acordos para formação em co-tutela, do próximo triênio.

O evento, apoiado pelo PAEP/CAPES e PAEV/UFPA, foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, em cooperação com a Universidade Paris 13 (Sorbonne – Paris – Cité). A iniciativa contou ainda com o apoio do Núcleo Ação Pública, Território e Ambiente (ACTA) e do Grupo de Pesquisa Gestão de Territórios na Amazônia (GESTAM).

Texto e fotos: Beatriz Aviz - NUMA