Início > Notícias > ICMBio em foco destaca a participação do NUMA na gestão Resex Marinha de Maracanã

Publicado: Sexta, 24 Julho 2020 16:05 | Acessos: 534

NGI Salgado Paraense garante a participação social nos Planos de Manejo

Em tempos de isolamento social, o uso da tecnologia foi mais que necessário para a continuidade de quase todos os tipos de trabalho. Com o ICMBio não foi diferente. Para não interromper o importante processo de elaboração do Plano de Manejo da Reserva Extrativista Maracanã, no litoral paraense, os servidores do Núcleo de Gestão Integrada Salgado Paraense, responsável pela UC, se valeram da tecnologia e da criatividade a fim de assegurar a participação social e democrática do processo.

Eles criaram um grupo de acompanhamento remoto composto pelas associações que representam as mais de mil famílias reconhecidas como beneficiárias da UC, como a Associação de Usuários da Resex Marinha de Maracanã (Auremar), a Central das Associações de Usuários das Reservas Extrativistas Marinhas do Litoral Paraense (Caurem), Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem), além do Instituto Federal do Pará (IFPA) e do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (Numa/UFPA). Essas instituições integram o Conselho Deliberativo da unidade e garantem a representação das populações tradicionais e do setor acadêmico, assim como enriquecem o início do planejamento ao oferecer múltiplas perspectivas.

Adicionalmente, o NGI Salgado Paraense tem encaminhado eletronicamente informações e minutas dos produtos a todos os membros do Conselho Deliberativo, de forma a garantir a transparência do processo e possibilitar a contribuição dos conselheiros por telefone, mensagens ou e-mail.

Além disso, a fim de possibilitar a ampla participação da sociedade na construção do Plano de Manejo da Resex Maracanã, está sendo oferecida a possibilidade de envio de contribuições técnicas, cientificas e empíricas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: "NGI Salgado Paraense garante a participação social nos Planos de Manejo". ICMBio em foco, edição 567, ano 12, 24 de julho de 2020. https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/downloads/icmbioemfoco567.pdf.

Foto: Cláudia Marçal