Início > Notícias > Grupo de pesquisa do NUMA participa de atividades em Marapanim

Grupo de pesquisa do NUMA participa de atividades em Marapanim

Publicado: Segunda, 07 Agosto 2023 10:17 | Acessos: 363

O Grupo de Pesquisa Sociedades e Ambientes das Amazônias (GPSA-Amazônias), liderado pelo Prof. Otávio do Canto, esteve entre os dias 26 e 28 de julho, em Marapanim para participar do “Julho Verde” e entregar o mapa da cartografia participativa da Ilha de Cajutuba.

As atividades do Julho Verde tiveram como foco o debate sobre a conservação dos manguezais, e como aliar esse princípio ao extrativismo, atividade basilar partilhada por grande parte dos municípios do litoral paraense. O GPSA-Amazônias foi convidado a participar das atividades por meio do convite da Associação de Usuários da Reserva Extrativista Marinha Mestre Lucindo (AUREMLUC). O evento foi mediado por Daniel Oeiras, popularmente conhecido como Daniel Cerpa, atual presidente da AUREMUC. Oeiras destacou o apoio das universidades, sobretudo a Universidade Federal do Pará (UFPA), com o desenvolvimento de pesquisas na região. Dentre as pautas da programação, estava a exibição do documentário “Luiz Gutemberg: Uma História de Luta na RESEX Mestre Lucindo”. O professor Otávio do Canto, principal idealizador da obra, foi chamado à frente para comentar o vídeo. Na oportunidade, o pesquisador relembrou as contribuições de Gutemberg para a criação da RESEX, bem como todo seu empenho em auxiliar e participar de atividades na região. O documentário foi exibido e aplaudido pelos outros presentes, que agradeceram aos responsáveis pela obra.

A segunda atividade desenvolvida pelos pesquisadores foi a entrega do Mapa atualizado da Cartografia Participativa da ilha de Cajutuba, pertencente ao município de Marapanim e integra a RESEX Marinha Mestre Lucindo. A entrega ocorreu na comunidade Itauaçu na presença dos moradores locais. Durante o diálogo, o Prof. Daniel Sombra explicou ao público que essa é uma atividade que vem sendo desenvolvida na comunidade desde 2019. Em 2020 o mapa final foi entregue e agora passou por atualização, após uma nova oficina que ocorreu em abril de 2023. Sombra ressaltou a importância desse mapa como empoderamento socioterritorial, e entregou uma via impressa dele ao Professor Max, que leciona na escola da comunidade. Estiveram presentes nesse ato os professores Otávio do Canto e Daniel Sombra, as discentes Márcia Santos e Waldilene Garcia (PPGEDAM) e Evelyn Souza (PROFIMA), e, representando a AUREMLUC, o presidente (Daniel "Cerpa") e o vice-presidente (Francisco "Xavoca").

Todas as atividades realizadas estão relacionadas ao Projeto "Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do estado do Pará", financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).